Home / Cotidiano

COTIDIANO

CEI da Saúde vai apurar falta de insumos no Cais após morte de médico

A Comissão Especial de Inquérito (CEI) que apura irregularidades na Saúde em Goiânia questionou a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) sobre fornecimento de insumos básicos ao Cais de Campinas. O autor do requerimento explicatório, o vereador Elias Vaz (PSB), afirmou que recebeu denúncia de um médico relatando que a compra de materiais como máscaras, luvas e álcool em gel só foram adquiridos após a morte do pediatra Luiz Sérgio de Aquino Moura.

O requerimento foi aprovado nesta segunda-feira (02/04) e, de acordo com o vereador, o intuito é saber se no período entre os dias 17 e 31 de março a unidade possuía itens necessários na prevenção da H1N1, como por exemplo, luvas, máscaras, sabonete líquido e álcool em gel.

Vaz comentou ainda que na denúncia, o médico afirmou que Luiz Sérgio, que morreu no último domingo (1/03), e outros trabalhadores do Cais de Campinas não tinham acesso a tais materiais, mesmo tratando de pacientes com a doença.

O parlamentar disse que o médico denunciante contou que apenas no domingo insumos básicos chegaram na unidade de saúde. Vaz relatou ainda que vai cobrar providências da SMS sobre o caso e que o mesmo pedido deve ser feito para outras unidades de saúde. "É um material básico, não é caro. Isso seria mais uma negligência. É lamentável que chegue a esse ponto, de perder a vida de pessoas por falta de insumos tão básicos e baratos, que mostra mais um problema de gestão dessa administração", critica.

O pediatra

Luiz Sérgio atendia no Cais Campinas, uma das unidades que mais recebe pacientes com suspeitas do vírus. Em seu último plantão na unidade, na quarta-feira (28/03), o médico não demonstrou aos colegas de trabalho nenhum sintoma. Já na noite de sexta-feira (30/03), ele foi internado no Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em estado grave.

Ele ficou no hospital, respirando com ajuda de aparelhos até o último domingo (1/03), quando não resistiu e morreu. Testes ainda estão sendo feitos para confirmar ou não a suspeita de H1N1.

(Foto: Reprodução/Facebook)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias