Home / Cotidiano

COTIDIANO

Maternidade da Santa Casa de Misericórdia de Goiânia é fechada por falta de profissionais

Foto:Reprodução/Goiás Agora


Por falta de profissionais, a Santa Casa de Misericórdia de Goiânia encerra, nesta segunda-feira, 30, todas as atividades da maternidade do hospital. A suspensão dos serviços inclui, além dos partos, todas as consultas ginecológicas e de obstetrícia, como explica a superintendente-geral da unidade, Irani Ribeiro de Moura.

Segundo a gestora, o valor pago pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é abaixo do que o mercado oferece aos profissionais, sendo necessário que o hospital arcasse com o contrato de plantonistas, mas o esforço não foi suficiente.

“É uma tabela completamente defasada e, portanto, não há o interesse de profissionais. O profissional recebe muito pouco por esta assistência. O hospital contratou plantonistas, nós pagamos plantonistas. Nem assim vimos fechar a escala”, explicou em entrevista à TV Anhanguera.

Aviso

O anúncio de interrupção dos serviços na maternidade da unidade foi divulgado no último dia 10 de abril e desde então, não houve nenhuma internação de gestantes.

Irani ressalta que apesar do fechamento da neonatologia, os ambulatórios na pediatria ainda continuam em funcionamento, assim como as consultas pediátricas, a internação pediátrica em oncologia e cirurgia pediátrica.

Apesar disso, a gestora afirma que a pediatria clínica também sofre com o desfalque de profissionais e a administração do hospital vem estudando parcerias para solucionar a situação.

Em nota divulgada pela Santa Casa de Misericórdia de Goiânia, no último dia 10, a unidade afirma que o fechamento da maternidade “irá aprimorar a prestação de serviços de alta complexidade, como cirurgias cardíacas, vasculares, transplantes, hemodiálise, tratamento de docentes vítimas de infarto e pacientes de oncologia”.

Maternidades

Por causa da suspensão do serviço na Santa Casa, grávidas em trabalho de parto deverão procurar, a partir desta terça-feira, 1º, outras maternidades públicas da capital, são elas:

- Maternidade Nascer Cidadão
Endereço: Avenida Oriente, Área 09, s/n - Jardim Curitiba 03, Goiânia – GO
Telefone: (62) 3298-1214

- Maternidade Dona Iris
Endereço: Alameda Emílio Póvoa, 151 - Vila Redenção, Goiânia – GO
Telefone: (62) 3956-8888

- Maternidade Nossa Senhora de Lourdes
Endereço: R. 230, 709 S/N - quadra 709 - Nova Vila, Goiânia – GO
Telefone: (62) 3201-6931

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias