Home / Cotidiano

COTIDIANO

Otorrinolaringologistas atendem de graça

Goiânia recebe durante esta semana, até sexta-feira (20), a campanha “Afine a sua Saúde. Cuide da sua voz” em comemoração a Semana Nacional da Voz. Médicos otorrinolaringo­logistas estão atendendo pacientes de graça no Centro Integrado de Atenção Médico Sanitária (Ciams) Pedro Ludovico. As consultas não precisam ser agendadas, conforme informações da Secretaria Munici­pal de Saúde (SMS).

A campanha que acontece em todo o País é promovida em par­ceria pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirur­gia Cérvico Facial (ABORL-CCF), pela Academia Brasileira de Larin­gologia e Voz (ABLV) e pela Socie­dade Brasileira de Cirurgia de Ca­beça e Pescoço (SBCCP).

De acordo com o presidente da ABLV, Gustavo Korn, muitas vezes as pessoas não levam a sério pro­blemas apresentados na gargan­ta e na voz, que é a principal fer­ramenta de comunicação do ser humano. “Um problema de voz reflete muito mais que uma sim­ples dificuldade na produção do som básico para a fala, podendo interferir na própria habilidade de se comunicar. É fundamental que as pessoas tenham total consciên­cia da importância em cuidar bem da voz e, no caso de qualquer sinal de problema, procure por ajuda es­pecializada para identificar o moti­vo, definir o tratamento adequado e resolver a questão antes que algo de mais grave ocorra”, diz.

No Ciam Pedro Ludovico os atendimentos serão feitos das 8h às 16h. Segundo a organização do evento, os pacientes que procura­rem atendimento passarão por uma triagem e, caso sejam identificados com algum sintoma de alerta, eles serão encaminhados para uma ava­liação com o especialista.

Rouquidão, pigarro constan­te, falhas na voz, cansaço ao fa­lar, dor ou ardência na garganta, dificuldade para engolir ou para respirar são alguns dos sintomas que mostram o possível compro­metimento da saúde do aparelho fonador. Segundo o Instituto Na­cional de Câncer (INCA), o câncer de laringe representa cerca de 25% dos tumores malignos que acome­tem a região da cabeça e pescoço e 2% de todas as doenças malig­nas. A estimativa do INCA é que, em 2018, sejam registrados 7.670 novos casos, sendo 6.390 em ho­mens e 1.280 em mulheres.

“Prevemos uma alta procura da população, já que existe uma notória demanda reprimida, ci­dadãos com pouco acesso à saú­de em geral e sem planos e segu­ros de saúde. Temos como missão a avaliação e possível detecção de enfermidades de boca, faringe e laringe e, nestes casos, o enca­minhamento para o devido tra­tamento”, explica o presidente da ABORL-CCF, Marcio Abrahão.

Conforme a organização, em Goiânia, a campanha com aten­dimentos e palestras também está presente em outras 11 instituições de saúde. O município de Anápolis também recebe o evento no nima Centro Hospitalar. Para mais infor­mações basta acessar o site: http:// www.semanadavoz.com.br

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias