Home / Cotidiano

COTIDIANO

Aniversário de Aparecida de Goiânia é celebrado com bolo de 96 metros

Aparecida de Goiânia celebra 96 anos nesta sexta-feira (11/05). Para comemorar a data, será realizado o tradicional desfile cívico-militar, a partir das 8 horas na Avenida Independência, no Setor Village Garavelo, em frente ao Aparecida Shopping. Além disso, será distribuído aos presentes um pedaço de bolo que foi personalizado com imagens da cidade.

De acordo com a Prefeitura, a sobremesa possui 96 metros de extensão. Estão previstas também apresentações de cavaleiros, grupos de dança e bandas marciais.

Com cerca de 600 mil habitantes, Aparecida de Goiânia é a segunda maior cidade do Estado e apesar do seu desenvolvimento, conserva elementos importantes do seu passado, como a primeira capela erguida na cidade, a tradicional Paróquia Nossa Senhora de Aparecida, localizada no centro histórico do município.

Abre e fecha

Em virtude do aniversário, hoje é feriado em Aparecida de Goiânia, por isso os bancos não abrem nesta quinta-feira. Os Correios também não terão expediente. Já os Centros de Atenção Integral à Saúde (Cais) do Setor Nova Era e do Colina Azul, e as Unidades de Pronto Atendimento (Upas) Brasicon e Buriti Sereno funcionam normalmente bem como os serviços de iluminação e coleta de lixo.

História

A comemoração do 11 de maio se deve inclusive à criação da capela na Praça Matriz. Foi ali que, em 11 de maio de 1922, a comunidade do então arraial que se formava ergueu uma cruz de aroeira, presente no local até os dias atuais, e celebrou sua primeira missa campal. A igrejinha foi edificada depois, mas esse foi o marco zero da história do povo aparecidense. As atividades comemorativas começaram neste sábado, 05 de maio, com a inauguração do Parque Alameda da Cidade, entre o Jardim Veneza e o Parque das Nações.

(Foto: divulgação)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias