Home / Cotidiano

COTIDIANO

Lançado programa para combater crime no campo

A crescente migração do cri­me para o campo tem re­movido a paz que havia nas fazendas goianas, cenário então da tranquilidade. Os furtos e roubos de máquinas e implementos agrí­colas, insumos nos paióis, touros e matrizes de alto valor pela qualida­de desses animais, têm provocado atenção das autoridades.

Se já havia uma parceria entre o Estado e alguns sindicatos ru­rais, com o aval da Federação da Agricultura, um novo acordo foi estabelecido. Resultado do Pro­grama de Prevenção, Controle, Repressão e Redução a Crimes Rurais (Pro Rural), decorrente de exigências da Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA), numa audiência feita com o se­cretário da Segurança Pública, ex­-governador Irapuan Costa Júnior, no auditório Irom Gomes, na sede da entidade em Goiânia.

INTELIGÊNCIA E INTEGRAÇÃO

“Com inteligência e integra­ção entre as forças policiais, va­mos coibir ainda mais a crimina­lidade contra propriedades rurais”, afirmou o secretário de Seguran­ça Pública, Irapuan Costa Júnior, nesta quarta-feira, ao lado do go­vernador José Eliton, ao lançar o Programa de Prevenção, Controle, Repressão e Redução a Crimes Ru­rais (Pro Rural). A medida faz par­te do programa Mais Segurança.

Entre as principais metas, está a redução de crimes, como furto, rou­bo, extorsão, apropriação indébita, estelionato e receptação. Para isso, todas as forças policiais atuarão de forma integrada, com tecnologia e equipamentos de última geração.

Em seu discurso, o governador José Eliton ressaltou que as forças policiais estarão ainda mais aten­tas. “Queremos ofertar os melho­res resultados possíveis ao homem do campo, que faz da sua atividade rural o maior gerador de empregos do nosso Estado”, garantiu.

TASSO VÊ SUPORTE

Ao falar em nome de todos os produtores rurais, o presidente da Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA), Tasso Jayme, lembrou que Goiás ocupa o primei­ro lugar na produtividade de soja do mundo. “Esse suporte é muito importante. O Governo de Goiás e a SSP estão de parabéns pela cria­ção desse programa”, disse.

O Pro Rural contará, ainda, com a participação da iniciativa privada, proprietários e produto­res agropecuários, bem como das entidades de classe que represen­tam o setor rural no Estado. O Pro Rural adota as mesmas diretrizes do Pro Carga, que tem servido de modelo para o restante do País, devido a sua eficiência e eficácia no combate aos roubos, furtos e receptação de cargas.

Com o programa, as questões envolvendo os crimes no setor ru­ral passam a ser discutidos pelo po­der público e pelo setor privado de forma conjunta e o resultado dessa discussão influenciará diretamen­te a segurança pública na defini­ção das diretrizes e implementos das ações voltadas para a preven­ção e repressão aos crimes.

Em 2017, o Governo de Goiás desenvolveu amplo diagnósti­co das riquezas rurais nas 17 re­giões integradas de Segurança Pública (Risp); coleta de dados a partir dos Registros de Atendi­mento Integrado (RAIs); levanta­mento dos recursos humanos e materiais disponibilizados para a segurança rural; e um diagnós­tico do cenário rural nos diferen­tes municípios.

A partir desses dados, foi pos­sível mapear as regiões e desen­volver o Pro Rural. Foram listados os 50 municípios mais relevantes no cenário da produção agrícola do estado e suas particularidades.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias