Home / Cotidiano

COTIDIANO

Ministro do Canadá denuncia discriminação que passou nos EUA por usar turbante

Navdeep Bains, ministro da Inovação, Ciência e Desenvolvimento Econômico do Canadá, disse que sofreu descriminação por parte dos agentes da fronteira dos Estados Unidos em 2017, porque usava um turbante e que só foi permitido retornar ao Canadá quando mostrou o passaporte diplomático. A denúncia foi feita no jornal canadense “La Presse”, na última quinta-feira (10).

Segundo o jornal, os agentes da fronteira pediram que o ministro passasse por mais uma revista de verificação de resíduos de produtos químicos, mesmo após de passar pelos pontos de segurança do Aeroporto de Detroit e do detector de metais.

Na segunda revista, o alarme deu positivo e os policiais pediram que Bains retirasse o turbante, mas ele negou e pediu que fosse feito outro teste que deu negativo. O ministro se dirigiu para à porta de embarque.

Antes de entrar no avião, os agentes pediram novamente ao diplomata que retirasse o acessório, então ele decidiu mostrar o passaporte diplomático. Ao verem o documento, os policiais disseram que já não era necessário.

Bains disse que a atitude dos agentes americanos foi discriminatória e sempre que viaja evita mostrar o documento para que possa ser tratado como todos. O governo canadense, após saber do ocorrido entrou em contato com o governo americano. Eles se desculparam pelo tratamento insatisfatório dado ao ministro.

(Com informações do AP)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias