Home / Cotidiano

COTIDIANO

“Pecuária” discute geração de renda com estrume do boi

Com uma sugestiva palestra sobre a geração de renda a partir dos dejetos da pe­cuária, utilizando-os para a ge­ração de biofertilizantes, biogás e energia elétrica, a 73ª Exposi­ção Agropecuária prosseguiu on­tem no Parque Agropecuário Dr. Pedro Ludovico Teixeira, na Vila Nova, em Goiânia. O palestrante foi o médico veterinário e consul­tor do Ministério da Agricultura, Fabiano Coser. O tema foi levado à discussão às 14 horas no auditó­rio Iron Gomes, na sede da SGPA, promotora da tradicional mostra. Outra palestra que também des­pertou o pecuarista é a respeito do Zebu e seus cruzamentos, na sequência da primeira.

Domingo transcorreu o final do julgamento do Mangalarga Marchador, a entrada de caprinos e ovinos, e julgamento do Nelore, caprinos e ovinos. Começou, do­mingo, também a saída dos equi­nos da raça Mangalarga Marcha­dor. O show infantil Kids Show Tour 2018 – Wood e seus amigos atraiu as crianças às 18 horas. O final de semana atraiu mais de 120 mil pessoas ao parque.

Está dentro da programação do dia visita técnica à cadeia pro­dutiva do boi e ainda à galeria dos garanhões. Criadores e estudan­tes de medicina veterinária têm comparecido em massa ao estan­de da cadeia produtiva do boi. Eles acompanham todo o desenvolvimento da cadeia, desde a criação às ex­portações de carne. Segundo Wagner Miranda, presidente da Associação Goiana dos Criado­res de Zebu (AGCZ), esse evento chama a atenção dos criadores porque avalia o animal em todo o seu trajeto na fazenda.

Em andamento, o curso de ovi­nocultura, shopping comercial Parque das Vacas, shopping co­mercial Fazenda Pau D’Arco, sho­pping comercial e de elite caprinos e ovinos. Nelore Fest 19 horas, Ta­tersal 3. Leilão virtual Marcas Es­peciais, às 21 horas. Transmissão pelo Canal Rural, no Tatersal 3.

Para hoje, previsto o julga­mento da raça Nelore. Curso de Ovinocultura. Prosseguimento das visitas técnicas à Galeria dos Garanhões, shoppings Parque das Vacas, Fazenda Pau D’Arco, Co­mercial e de elite Caprinos e Ovi­nos. Prossegue também hoje a pa­lestra Zebu e seus cruzamentos, das 8 às 14 e das 14, 40 às 18 ho­ras. Local: Auditório Iron Gomes.

Visita técnica à cadeia produti­va do boi. Realiza­ção do leilão virtual AGT – a Força do Tabapuã, às 19,30 ho­ras. Transmissão Arroba TV.

Dia 23, quarta-feira – Entradas de Nelore – animais em regime de pasto, equinos do Núcleo Manga­larga de Goiás. Julgamento Nelore. Data base Tabapuã. Admissão de caprinos e ovinos. Palestra sobre o Zebu e seus cruzamentos, das 8 às 12 e das 14 às 18 horas.

Visitas técnicas à cadeia pro­dutiva do boi, à Galeria dos Ga­ranhões, curso de Ovinocultura. Shoppings Parque das Vacas, sho­pping comercial Fa­zenda Pau D’Arco, shopping comercial e de elite caprinos e ovi­nos. Show de Marília Mendonça e Kleo D’Bah, às 22 horas.

Dia 24, quinta-feira – Mis­sa Especial celebrada pelo pa­dre Marcos Rogério, às 10 ho­ras. Início de julgamento da raça Tabapuã. Julgamento do Nelo­re, Ovinos Santa Inês, Dorper e White, Nelore em regime de pas­to. Shopping comercial e de elite Caprinos e Ovinos. Show Rosa de Saron, às 20 horas.

Dia 25, sexta-feira Julgamentos: Tabapuã, Equinos Núcleo Manga­larga de Goiás, Ovinos Santa Inês, Dorper e White, shoppings Par­que das Vacas, Fazenda Pau D’Ar­co, Comercial e de elite Caprinos e Ovinos. Show Jads e Jadson e Naia­ra Azevedo, ás 22 horas.

Dia 26, sábado – Julgamen­tos: equinos Núcleo Mangalarga Marchador de Goiás, Ovinos San­ta Inês; shoppings Parque das Va­cas, Fazenda Pau D’Arco, Comer­cial e de elite Caprinos e Ovinos. Show de Henrique e Juliano e Lui­za e Maurílio, às 22 horas.

Dia 27, domingo – Saída de ani­mais. Missa de encerramento, às 10 horas, no Auditório Augusto Gon­tijo, celebrada pelo padre Edinísio Pereira, missionário redentorista e reitor do Santuário Basílica do Di­vino Pai Eterno, de Trindade. Ima­gem peregrina do Divino Pai Eter­no, música e coral sertanejo.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias