Home / Cotidiano

COTIDIANO

Pedido de aposentadoria pela internet deverá ser liberado em até 30 minutos

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deixará de agendar atendimento presencial para pedidos de aposentadoria por idade e salário-maternidade a partir desta segunda-feira (21/05). Para receber os benefícios, os segurados deverão fazer a solicitação por telefone ou internet. Caso as exigências básicas sejam preenchidas, a aposentadoria e o salário-maternidade serão liberados imediatamente ou até em 30 minutos. As informações são da Folha de São Paulo.

Os interessados poderão fazer as solicitações pelo 135 ou no site do INSS (meu.inss.gov.br). Após o pedido, o segurado recebe um número de protocolo e só será chamado a uma agência do INSS na falta de documentos e em outros casos excepcionais.

A análise da concessão será feita automáticamente e caso tenha alguma inconsistência no cadastro, a tarefa passará para um funcionário. Caso o problema seja resolvido, o benefício será liberado em até 45 dias.

Para ter o pedido concedido imediatamente, é necessário não ter pendências nas contribuições registradas no Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis).

(Foto: Previdência Social/Divulgação)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias