Home / Cotidiano

COTIDIANO

Petroleiros paralisam atividades por 72 horas nas refinarias, diz FUP

Mesmo o Tribunal Superior do Trabalho (TST) considerando abusivo, a Federação Única dos Petroleiros (FUP) iniciou uma greve de 72h pelo país nesta quarta-feira (30/05). A multa estipulada pelo TST aos sindicatos, é de R$ 500 mil por dia de paralisação.

Um comunicado publicado de madrugada pela FUP relata que os funcionários não entraram para trabalhar nas refinarias de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Amazonas e Pernambuco. As informações são do G1.

A greve deve seguir até a noite de sexta-feira (01/06). Ainda de acordo com o portal, a FUP informou que apesar da paralisação não há risco de desabastecimento no país. "Os tanques das refinarias estão abarrotados de derivados de petróleo, em função dos protestos dos caminhoneiros. A nossa greve é para defender o Brasil, é para que os brasileiros paguem um preço justo pelo gás de cozinha e pelos combustíveis”, afirma um comunicado divulgado na página da federação.

Segundo a maioria dos sindicatos, a paralisação não afeta a produção. No post feito no Facebook da FUP, a federação informa que “os trabalhadores não entraram para trabalhar nas refinarias de Manaus (Reman), Abreu e Lima (Pernambuco), Regap (Minas Gerais), Duque de Caxias (Reduc), Paulínia (Replan), Capuava (Recap), Araucária (Repar), Refap (RS), além da Fábrica de Lubrificantes do Ceará (Lubnor), da Araucária Nitrogenados (Fafen-PR) e da unidade de xisto do Paraná (SIX). Também não houve troca dos turnos nas refinarias de Suape (PE) e Paranaguá

(Foto reprodução/ Rovena Rosa / Agência Brasil)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias