Home / Cotidiano

COTIDIANO

Sem combustível, motoristas esgotam estoques de álcool em farmácias no DF

A greve dos caminhoneiros chegou, neste domingo (27/05), ao sétimo dia consecutivo. Com a falta de combustível no Distrito Federal, motoristas estão recorrendo ao álcool de farmácia para encher os tanques. De acordo com reportagem do Metrópoles, os estoques do produto com teor de 93 ºGL esgotou em diversas drogarias da cidade.

Em entrevista ao portal, o gerente da Fort Farma, Uesder Gomes, afirmou que a procura pelo líquido aumentou de forma considerável nos últimos dias. “Vendemos diariamente entre duas e três unidades. Nos últimos três dias comercializamos 84 garrafas”. Segundo ele, a procura se dá tanto por donos de motocicletas como de automóveis de passeio.

O gerente ainda relatou uma conversa que teve com um comprador. “O cliente que levou a nossa última unidade disse que perguntou para um frentista de posto se poderia utilizar esse tipo de produto para abastecer a moto e foi informado que não havia problema. Como ele queria só um pouco para conseguir chegar até o destino, decidiu colocar”, afirma.

Em entrevista ao Autopapo, o diretor de combustíveis da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA), Rogério Gonçalves, alerta que uma graduação de 54%GL (o de limpeza, encontrado no supermercado) não consegue ser vaporizado e dificilmente faz o motor funcionar.

No entanto, o álcool com teor de 93 ºGL pode ser utilizado nos carros flex ou a etanol, sem problema. O grau °GL (°Gay Lussac) indica a quantidade em mililitros de álcool absoluto contida em 100 mililitros de mistura hidro-alcoólica.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias