Home / Cotidiano

COTIDIANO

As 10 cidades mais desenvolvidas e as 10 menos desenvolvidas

Chapadão do Céu, Itumbia­ra, Ceres, Quirinópolis, Caldas Novas, Corumbaíba, Cristalina, Edéia, Nova América e Ouvidor. Essas são as cidades de Goiás que ficaram entre as 10 mais desen­volvidas do Estado, segundo um estudo da Federação das Indús­trias do Estado do Rio de Janei­ro (Firjan), divulgado na quinta­-feira (28), que avaliou o Índice de Desenvolvimento Municipal das cidades brasileiras.

O estudo avaliou as áreas de Emprego e Renda, Saúde e Edu­cação, com base em dados ofi­ciais de 2016, últimos disponí­veis. Chapadão do Céu, que é a primeira de Goiás, teve um índi­ce de 0,8516 ocupando 72º lugar no ranking nacional. Já o muni­cípio de Goiânia conquistou o índice de 0.8170, ficando em 11º das cidades goianas, mas em 8º entre as capitais do País.

Na outra ponta da lista estão as 10 cidades menos desenvol­vidas de Goiás. São elas: Goia­nápolis, Divinópolis de Goiás, Cavalcante, São Domingos, Pa­dre Bernardo, Baliza, Teresina de Goiás, Mambaí, Montividiu do Norte e Monte Alegre de Goiás. O município com pior avaliação é Monte Alegre de Goiás, com o índice de 0.5383.

O ÍNDICE

É um estudo do Sistema Fir­jan que acompanha anualmente o desenvolvimento socioeconô­mico de todos os mais de cinco mil municípios brasileiros em três áreas de atuação: Empre­go e Renda, Educação e Saúde. Criado em 2008, ele é feito, ex­clusivamente, com base em es­tatísticas públicas oficiais, dis­ponibilizadas pelos ministérios do Trabalho, Educação e Saúde.

LEITURA

O índice varia de 0 (mínimo) a 1 ponto (máximo) para classifi­car o nível de cada localidade em quatro categorias: baixo (de 0 a 0,4), regular (0,4 a 0,6), moderado (de 0,6 a 0,8) e alto (0,8 a 1) desen­volvimento. Ou seja, quanto mais próximo de 1, maior o desenvol­vimento da localidade.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias