Home / Cotidiano

COTIDIANO

Campanha de vacinação contra H1N1 é encerrada em Goiás

A campanha de vacinação contra H1N1 foi encerrada segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO). Além da campanha, as atividades do Comitê de Enfrentamento da Síndrome Respiratória Aguda Grave também foram encerradas, após ser constatado que as ações realizadas em todo o Estado trouxeram resultados positivos.

Na última semana, segundo o último boletim divulgado pela SES, 62 pessoas haviam morrido devido ao vírus, colocando Goiás entre os primeiros no ranking de óbitos no país. Para o restante do Brasil, a campanha continua até o dia 22 de junho e a vacina distribuída para a população garante a imunização contra H3N2 e Influenza B.

De acordo com a nota divulgada em seu site, a SES garante que “os casos de Influenza A H1N1 em todo o Estado estão em queda acentuada, o que indica situação de controle”. Em Goiás, a vacinação foi antecipada em dez dias devido ao surto registrado na Vila São Cottolengo, em Trindade, Região Metropolitana de Goiânia.

A meta da campanha era vacinar, ao menos, 90% do público-alvo: crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, puérperas, pessoas com 60 anos ou mais, indígenas, trabalhadores da saúde, professores, portadoras de doenças crônicas não transmissíveis, funcionários do sistema prisional e adolescentes e jovens entre 12 e 21 anos que cumprem medida socioeducativa ou estão presos.

No entanto, a procura pela vacina foi maior que o esperado e atingiu 104% da meta, ou seja, cerca de 1.765.999 pessoas, segundo a pasta. Ainda segundo SES, a ação para conter o vírus foi rápida e a partir disso foi possível controlar toda a situação.

(Foto/Reprodução Internet)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias