Home / Cotidiano

COTIDIANO

Seu animal de estimação também salva vidas

Muita gente não sabe, mas a doação de sangue é também um ato de amor entre os animais de estimação. Cães e gatos saudáveis podem ser doado­res e ajudar a salvar a vida de outros pets, claro, desde que atendam a alguns pré-requisitos, como estar com a saúde, vacinação e vermi­fugação em dia, ter pulgas e carra­patos controlados e ser um animal dócil. Assim como acontece com a doação de sangue humano, os ban­cos de sangue de animais sofrem com os baixos estoques.

Em Goiânia há dois bancos de sangue, o Hemopet Center e o Ban­co de Sangue Pet. Segundo a vete­rinária e proprietária do Banco de Sangue Pet, Ana Cristina, a média de doadores por mês é de 70 cachorros e cinco gatos. “As vezes temos mui­ta procura, mas não temos doado­res suficientes. E mesmo assim as nossas bolsas de sangue atendem Goiânia, o interior de Goiás, Brasí­lia e algumas vezes Mato Grosso e até Minas Gerais”, explica.

A transfusão de sangue de ani­mais são para casos de anemias, doenças crônicas e perdas de san­gue causadas por acidentes, mas os principais problemas que po­dem levar a transfusão de sangue são as doenças transmitidas pelo carrapato, que muitas vezes atin­gem a medula óssea do animal.

“Cada animal requer um tipo di­ferente de doação. Alguns precisam de sangue total, outros, apenas de alguns dos seus componentes (he­mácias, plasma, plaquetas, albu­mina, leucócitos, fatores de coagu­lação)”, afirma a médica veterinária Tatiana Braganholo. De acordo com ela o procedimento ajuda na recu­peração e em muitos casos é essen­cial para que o animal não perca a vida. Uma bolsa de sangue pode ajudar até três animais diferentes.

CUIDADOS

Antes da doação, o veterinário realiza alguns exames e avalia os requisitos básicos para confirmar a viabilidade do procedimento, que não causa nenhum prejuízo à saú­de dos animais saudáveis. A quan­tidade de sangue extraída de cães de grande porte, por exemplo, não ultrapassa 450 mililitros.

Muitas vezes, o animal recebe um sedativo leve para que se man­tenha tranquilo durante a extração. “É importante ressaltar que os ani­mais, assim como nós, também têm diferentes tipos sanguíneos. Por isso a importância de haver mais pets doadores”, ressalta Tatiana.

Segundo a veterinária Ana Cris­tina, em Goiânia, há uma certa pro­cura para doação de sangue, mas ela alerta que para ser um doador o ani­mal de estimação precisa se encai­xar nos requisitos e principalmen­te estar no peso ideal. Para os donos que têm interesse basta ligar em um dos dois bancos de sangue da capi­tal e agendar o atendimento.

Cães e gatos têm pré-requisitos diferentes para a doação. Saiba quais:

  • Cachorros


- Pesar mais de 27 kg

- Vacinação e vermifugação em dia

- Estar com o controle de pulgas e carrapatos em dia

- Ter entre um e oito anos

- Ausência de doenças e transfusões prévias

- Fêmeas não devem estar prenhas, amamentando ou no cio

  • Gatos


- Pesar mais de 4 kgs

- Vacinação e vermifugação em dia

- Estar com o controle de pulgas e carrapatos em dia

- Ter entre um e sete anos de idade

- Ausência de doenças e transfusões prévias

- Fêmeas não devem estar prenhas, amamentando ou no cio

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias