Home / Cotidiano

COTIDIANO

Tudo pronto para Romaria de Trindade

A Festa de Trindade 2018, iniciada em 1840, quando um casal de religiosos en­controu uma pequena imagem de barro representando a Santíssima Trindade, começa nesta sexta-fei­ra, dia 22 de junho, e vai até o dia 1º de julho e promete, novamen­te, trazer muitos fiéis à capital da fé, a maior festa religiosa do Cen­tro-Oeste e a segunda do Brasil, perdendo apenas para a Festa de Nossa Senhora Aparecida em São Paulo. A expectativa para este ano é de que mais de 3 milhões de ro­meiros visitem a Romaria do Di­vino Pai Eterno 2018.

O reitor do Santuário Basílica, padre Edinísio Pereira, afirma que já está tudo pronto para receber o romeiro, inclusive com algumas no­vidades para melhorar o atendi­mento para quem procura a capital da fé nestes 10 dias de festa. “Vamos ter 22 novos banheiros com vasos sanitários, dois deles com chuvei­ro e um fraldário, tudo para atender melhor também o público femini­no. No total teremos 80 banheiros para atender os romeiros durante toda a Festa do Divino Pai Eterno”.

O reitor do Santuário destaca também que o Cineteatro da Afi­pe–Associação dos Filhos do Pai Eterno vai estar à disposição dos romeiros durante todos os dias da festa com diversas atrações cultu­rais, programação religiosa e fil­mes. Outra decisão tomada foi o acréscimo de mais um horário de missa, às 22 horas, todos os dias, uma reivindicação dos romeiros que peregrinam a pé pela Rodo­via dos Romeiros até Trindade no final da tarde e início da noite e, quando chegavam ao santuá­rio, não tinham nenhuma mis­sa para agradecer ao Divino Pai Eterno as graças recebidas.

SEGURANÇA

De acordo com o 22º Batalhão da Polícia Militar, cerca de 2.500 homens vão atuar na segurança da romaria durante os dez dias da festa, que contará ainda com o apoio de tropas especiais como o Batalhão de Choque, a Rotam, o Graer, Cavalaria e Giro. Além dis­so, a Polícia Militar contará tam­bém com estrutura com bases ele­vadas de dois andares, modelo este adotado do carnaval da Bah­ia. Serão utilizados ainda 15 câme­ras de vídeo colocadas em pontos estratégicos de maior movimen­tação que vão monitorar a festa.

PROGRAMAÇÃO

Durante toda a Romaria do Di­vino Pai Eterno 2018 serão rea­lizadas 121 missas, 45 novenas, 27 orações do terço e 11 procis­sões. Inúmeros batizados, con­fissões, vigílias e alvoradas tam­bém estão previstas, além é claro de eventos já tradicionais da Fes­ta de Trindade como o desfile de carros de boi, as cavalgadas, en­tre outras manifestações de diver­sas comitivas que chegam de to­dos os cantos do Estado de Goiás e também de outros Estados.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias