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COTIDIANO

Beleza Masculina

O que é beleza: beleza é um substantivo feminino que expressa a qualidade do que é belo ou agradável. Pode tam­bém ser um termo para caracterizar uma mulher formosa ou uma coisa bela. A beleza é uma característica ou um conjunto de características que são agradáveis à vista e que são capazes de cativar o observador. O conceito de beleza é variável de acordo com a cultura e opinião pes­soal. O que é belo para uma pessoa, pode não ser belo para outra, mas em geral, o belo produz uma viva impressão de deleite e admiração, por isso a busca do ser humano por aquilo que é bonito.

A beleza de uma pessoa pode ser trabalhada. Para isso existem salões de beleza e produtos de beleza, que têm como objetivo melhorar a apa­rência física das pessoas.

Thaynara Oliveira é sócio-pro­prietária de um mega salão de be­leza masculino, os famosos ‘bar­bershops’, no Setor Oeste. Seu sócio, que morou muitos anos nos Estados Unidos e se incomo­dou com o fato de não haverem em Goiânia espaços exclusivos para homens, e resolveu abrir seu pró­prio negócio nessa área, tendo sido um dos pioneiros de Goiás. Thay­nara relata que o barbershop é um espaço exclusivo para os homens ficarem à vontade, e não se sen­tirem constrangidos por usar um produto de qualidade para o ca­belo ou para a barba, fazerem um corte legal ou usar o secador para dar o acabamento ideal. Foi con­cebido um espaço completo para atender interesses exclusivamente masculinos. Além do espaço para o corte de cabelo e barba, há uma sala de estética (limpeza de pele), espaço para tatuagem, tabacaria, bar, mesa de sinuca, mesa de pó­quer, sala de televisão além de fli­perama para as crianças se distraí­rem, o que traz de volta a tradição do pai frequentar a barbearia com o filho. Thaynara Oliveira ainda destaca que inovou também por realizar em sua barbearia o ‘dia do noivo’, quando este se arruma juntamente com os padrinhos, se distrai com os ambientes, dis­poníveis, faz seu ‘making of’ e sai prontinho para subir ao altar.

Ela observa que o homem ficou mais vaidoso a medida em que o machismo é deixado de lado para que ele aderir a novos conceitos conjunturais que exigem do ho­mem uma melhor apresentação nos ambientes que frequenta. “Ser bonito ou se apreciar belo não faz do homem menos homem. Um barbershop é por si só um ates­tado de que o homem a cada dia fica menos preconceituoso”.Tam­bém atribui o sucesso das barbea­rias ao fato de que a barba esteja na moda, o que aumenta a procu­ra por esse tipo de serviço.

Rodrigo Asselin morou por 15 anos na Europa e decidiu voltar para o Brasil em plena recessão econô­mica para investir ramo da beleza e da estética. Rodrigo apostou no atendimento de homens.“É tudo muito profissional, nossa equipe é capacitada para que todos tenham a mesma atenção e se sintam à von­tade, não poderíamos falar em be­leza sem incluir o público mascu­lino. Hoje os homens também se cuidam”, afirma o empreendedor.

Ele oferecidos serviços de cui­dados com a beleza e atendimen­tos de estética avançada. As mas­sagens modeladoras, manual e a feita com o Manthus são as mais procuradas pelos homens. Muitas pessoas compram pacotes para presentear os parceiros. Pondera que antigamente a barbearia era procurada apenas para o corte de cabelo e a barba. Assevera que o mercado de trabalho está cada vez mais exigente e uma boa apresen­tação é fundamental para se con­seguir um emprego.

“A questão da vaidade mascu­lina é bem ampla”, afirma Aécio Mota, dono de um Barbershop no Setor Marista. Ele também consi­dera que a conjuntura exige do ho­mem que esteja apresentável, com uma boa aparência, barba feita e cabelos arrumados. Reconhece que a barba está em alta, por isso a procura por uma modelagem per­feita, além do uso de produtos de beleza específicos para homens. Mantém em seu salão uma linha completa de shampoos e condi­cionadores exclusivos de uso mas­culino, tanto para cabelos quan­to para barba. Para isso, dispõe de serviços como barboterapia, pig­mentação, tratamento para esti­mular o crescimento dos pelos, coloração, e para os cabelos, suge­re os cortes navalhados além dos ‘fades’, um ícone do corte mascu­lino que traz o efeito de degradê, continua com tudo em 2018. Sa­lienta que as linhas de produtos masculinos estão cada vez mais completas, e as pesquisas confir­mam o sucesso da produção para o público masculino de barba e cabelo. No mercado há 20 anos, Aécio diz que prefere atender ao público masculino porque é mais rápido e, por incrível que parece, o homem frequenta o salão com mais assiduidade que a mulher, que vai a este esporadicamente, segundo seu ponto de vista. “O ho­mem é mais vaidoso que a mu­lher”, afirma. “Resolvi inovar, sair do comum e abrir um espaço ex­clusivo para homens.” Também observa que o mercado evoluiu no sentido de proporcionar ao ho­mem que pudesse investir no seu visual. E faz uma revelação: “80% dos homens fazem progressiva, e isso requer um tratamento espe­cial de hidratação. Cabelos mas­culinos brilhosos e sedosos estão assim por causa do cuidado e uso dos produtos específicos que fa­zem a diferença na qualidade do cabelo. Além do que, as escovas e os penteados masculinos estão mais frequentes entre os homens, já que dão a finalização perfeita do efeito almejado.

ECONOMIA

O Brasil ocupa a 3ª posição no ranking mundial de consumo de produtos de beleza e a cada ano e aproxima mais dos Estados Uni­dos e Japão, os dois líderes mun­diais neste seguimento. Um ponto que chama atenção é a maior pro­cura por homens nos atendimen­tos de beleza e estética. No Stúdio de Beleza Rodrigo Asselin 45% dos clientes são homens.

No passado os procedimentos estéticos relacionados ao homem se resumiam em aparar a barba e cortar o cabelo. Porém, hoje os cui­dados com a estética masculina são diversos e para muitas funções dife­rentes. Marcelo Peixoto, analista fi­nanceiro, diz que é imprescindível estar bem consigo mesmo e com o espelho. Para ele a massagem ajuda a enfrentar o estresse do dia a dia.

De acordo com um pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, mais de 2 bilhões de reais por ano são gastos em produ­tos de beleza masculina. Sabendo que o mercado está em crescimen­to muitos empreendedores passa­ram a investir no setor.

A expressão “beleza natural” agora é usada para descrever uma pessoa que é naturalmente boni­ta, e para isso, precisa de produ­tos, tecnologia e muito esforço para estar perfeita.

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