Home / Cotidiano

COTIDIANO

Cidades em transformação

Soluções em mobilidade urba­na, geração de energia, consumo sustentável e inclusão social são apresentadas em grande evento no Distrito Federal.

Entre os dias 30 de julho e 6 de agosto, Brasília será o grande cen­tro de debates e apresentação de ideias que objetivam a transfor­mação das grandes cidades bra­sileiras, tornando-as centros mais sustentáveis, inclusivos e amigá­veis. Trata-se do “Programa CASA Cidades – Fortalecendo Comuni­dades para a Construção de Ci­dades Inclusivas, Resilientes e Sustentáveis” criado pelo Fundo Socioambiental CASA. Serão de­batidas iniciativas a respeito de te­mas fundamentais, como mobili­dade urbana, fontes alternativas de energia, reciclagem, saneamento básico, economia sustentável, in­clusão social e agricultura urbana.

O evento vai reunir representan­tes de 150 projetos apoiados pelo “CASA Cidades”, além de especialis­tas em urbanismo, ambientalistas, ativistas e executivos de organiza­ções apoiadoras. Os projetos es­tão na fase de implantação e serão realizados em dez grandes regiões metropolitanas brasileiras: Brasília­-DF, São Paulo-SP, Rio de Janeiro­-RJ, Belo Horizonte-MG, Vitória-ES, Salvador-BA, Recife-PE, São Luís­-MA, Belém-PA e Porto Alegre-RS.

Dentre os projetos, destaque para os que incentivam o cultivo de hortas urbanas em grandes cen­tros, a implantação da energia so­lar – além de outras fontes limpas e renováveis – nas comunidades de baixa renda e periferias, imple­mentação de economia participa­tiva e solidária em comunidades, consumo sustentável, reciclagem de lixo eletrônico, discussão de po­líticas públicas, entre outros. Outro grande objetivo do evento é fomen­tar o debate e a troca de ideias entre as ONGs responsáveis por cada pro­jeto, e assim proporcionar a criação de uma grande rede, capaz de po­tencializar os resultados e dissemi­ná-los por todo o país.

O “Programa CASA Cidades” foi concebido pelo Fundo Socioam­biental CASA de acordo com os Ob­jetivos de Desenvolvimento Susten­tável da ONU (ODS-ONU), conjunto de 17 medidas que devem ser adota­das pelos países signatários até 2030. Entre as medidas estão “tornar as ci­dades inclusivas, resilientes e susten­táveis” e “assegurar padrões de pro­dução e de consumo sustentáveis.

“Todos queremos cidades mais amigáveis para seus habitantes. Estes projetos mostram que existem cami­nhos para isso, e o evento serve para potencializar estes resultados”, diz Cris­tinaOrpheo, diretoraexecutivadoFun­do Socioambiental CASA.

O “Programa CASA Cidades” é fru­to da parceria entre o Fundo Socioam­biental CASA, o Fundo Socioambien­tal Caixa e a Oak Foundation.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias