Home / Cotidiano

COTIDIANO

Dicas para preparar as crianças para a volta às aulas

As aulas vão recomeçar e com o início do período letivo retorna a rotina de pais e crianças. Embora, a retomada dos estudos seja considerado chato para os alunos, pais e mães enfrentam responsabilidades extras tais como reacostumar os filhos a despertar mais cedo da cama e fazê-los ir para o colégio com disposição. Apesar da correria, a coaching executiva , Cyndia Bressan,  explica que a volta às aulas não precisa ser desgastante para nenhum dos envolvidos neste processo.

Para ela, o segredo para enfrentar o desafio está na gestão do tempo, organização e inteligência emocional. “Para os pais é necessário uma organização e gestão pessoal para que elas possam coordenar todas as demandas que vão desde orientação das atividades escolares dos filhos, vida profissional, organização do lar e momentos com ela mesma,” explica.

O retorno a rotina acadêmica, principalmente para os jovens do ensino médio, também pode representar uma fase de grande ansiedade e preocupações na medida em que desafios como ingresso em uma faculdades e exames de desempenho nacional como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entram em uma contagem regressiva cada vez mais próxima.

Entender e compreender o que essa fase representa também é um ponto de atenção para os pais.  “É importante que seja dado para esses jovens um apoio e acima de tudo, que seja mantido um bom diálogo. Mostre que você está por perto para ajudá-lo, mas não o sufoque. Um espaço é necessário! Dê colo na medida certa,” explica Cyndia, que reforça a necessidade de se manter o equilíbrio emocional para não potencializar ansiedades características desta fase.

Ela defende que as atividades de volta às aulas também resultam de forma positiva no desenvolvimento dos filhos. “As crianças precisam desta rotina de estudo, companhia dos colegas, prática de esportes que são feitas com maior facilidade dentro das escolas. Então essa volta às aulas acaba sendo um ganha-ganha para todo mundo,” conclui.

Na prática, 4 dicas são apontadas como essenciais para pais e filhos neste processo:

  1. Tire um tempo, antes do retorno das atividades para organizar a rotina juntamente com as crianças.
  2. O material escolar é parte fundamental no processo de aprendizagem, por isso é importante que os pais ou responsáveis estevam atentos se está faltando alguma coisa de uso pessoal do aluno para evitar surpresas como a falta de um item.
  3. A escola e outras atividades são importantes para a vida da criança, mas deve- se analisar se os pequenos estão tendo tempo dentro do cronograma para brincar.
  4. Os pais devem observar de perto atividades escolares das crianças. Tais como olhar a agenda e manter um contato direto com a coordenação e professores da escola.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias