Home / Cotidiano

COTIDIANO

Felicidade: nova disciplina da UnB a partir do próximo semestre

Felicidade é algo muito abstrato, para cada indivíduo tal palavra exprime um determinado significado, mas apesar de haver vários significados, sua compreensão é de fácil acesso. Pensando em melhorar o significado desta palavra para os universitários, a Universidade de Brasília (UnB) decidiu incluir na grade curricular a disciplina Felicidade. Para o próximo semestre, estão disponíveis 240 vagas na Faculdade da UnB no Gama (FGA).

A matéria nova não tem como objetivo determinar uma fórmula ou mostrar um passo a passo para os alunos serem felizes. Seu objetivo é instigar autoconhecimento, afeto, cuidado, solidariedade, respeito às diferenças e diálogo. O foco é mostrar certas estratégias para os universitários saber lidar com fatores adversos que surgirão em seu dia a dia.

Inscrição 

Segundo o professor responsável pelas aulas da nova disciplina, Wander Pereira, a ideia da nova disciplina é tentar entender como podem ser felizes na universidade e como evitar a infelicidade. Não há pré-requisito para se cursar a matéria, de quatro créditos, a ser ofertada às terças e quintas-feiras, das 14h às 15h50. Qualquer aluno de graduação da Universidade de Brasília, independentemente de curso ou de campus, pode fazê-la, mas haverá prioridade aos estudantes da FGA.

Porém, das 240 vagas previstas para o próximo semestre, 40 estão reservadas a universitários que fazem algum tipo de acompanhamento psicológico na UnB, com isso, os interessados precisam procurar a coordenação da FGA. Os outros estudantes devem se inscrever pelo Matrícula Web, de 20 a 23 de julho.

Das aulas 

Durante o semestre, as aulas contarão com a presença de outros professores e de profissionais de fora do âmbito universitário para debater questões específicas ou apresentar performances artísticas e culturais. Já em relação a avaliação, cada aluno será avaliado a partir de sua participação  em sala de aula, além da produção e apresentação coletiva de produto final que traga uma ação concreta de felicidade, seja em forma de música, dança, teatro, jogo, aplicativo, página na internet ou vídeo.

Melhoria na qualidade de vida 

A disciplina faz parte de um conjunto de medidas realizadas  pela FGA voltadas à saúde mental e à qualidade de vida no campus, entre elas acolhimento dos calouros no início do semestre, eventos esportivos, festivais, apresentações artísticas e encontros pedagógicos. Recentemente, o campus criou uma comissão para tratar do tema, formada por quatro professores, pedagoga, psicóloga e representante discente.

A Universidade de Brasília oferece outros serviços de apoio psicológico aos estudantes e servidores, e trabalha para consolidar uma rede interna de assistência. Uma das ações previstas é a implementação de sua política institucional de saúde mental e qualidade de vida, em fase de elaboração.

(Com Informações do Metrópoles)

(Foto/Reprodução/Internet)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias