Home / Cotidiano

COTIDIANO

Força tarefa tenta despoluir Goiânia

Agentes de fiscalização da Agên­cia Municipal de Meio Ambiente (Amma) e trabalhadores da Di­retoria de Parques e Unidades de Conservação atuaram juntos em uma força-tarefa com o objetivo de despoluir visualmente as ruas, avenidas, parques e áreas verdes de Goiânia. A Região Sudoeste foi a primeira a receber a forças tarefa.

O diretor de fiscalização da Amma, Diego Moura, afirma que a força tarefa começou pelos bair­ros da Região Sudoeste por esta ser a região mais poluída visual­mente da capital.

“É uma região bastante poluí­da visualmente, inclusive com pla­cas e faixas colocadas em árvores o que é proibido pela legislação ambiental. Retiramos muito ma­terial nas principais vias dos se­tores Sudoeste, Jardim Ana Lúcia, Jardim Europa, Celina Park, Vila Luci, entre outros. Havia também muito material de propaganda nos canteiros centrais das avenidas da região”, desta o diretor da Amma.

Todo material de propagan­da apreendido pelos agentes da Amma foi levado para o depósito do órgão. Diego Moura explica que os responsáveis serão identificados pelo endereço ou telefone disponi­bilizado nos materiais e posterior­mente punidos com multa de até R$ 5 mil. Em caso de reincidência, a multa pode ter o valor dobrado.

“Começamos pela região Su­doeste porque foi a região que mais recebemos denúncias de propa­ganda irregular e poluição visual. Vamos fazer valer sim a legislação ambiental da capital e punir os res­ponsáveis com multas previstas em lei. Na semana que vem a força-ta­refa continua em outra região da ci­dade”, destaca o diretor da Amma .

Em média são retiradas em Goiânia cerca de 150 a 200 faixas irregulares espalhadas pela cida­de. O presidente da Amma, Gil­berto Marques Neto, entende que a operação é de grande importân­cia para a cidade, não só do ponto de vista da poluição visual.

“Além de buscar a despolui­ção visual da cidade, essa ação da Amma tem também a finalidade de evitar agressão ambiental às ár­vores nos logradouros públicos, nas quais os materiais muitas vezes são afixados com pregos. Muito mate­rial desta propaganda irregular aca­ba também caindo no chão com­prometendo a limpeza da cidade, entupindo bocas de lobo e, em épo­ca de chuva, trazendo muitos danos para os moradores com enchentes em várias regiões da capital”, con­clui o presidente da Amma.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias