Home / Cotidiano

COTIDIANO

OSs formam técnicos com maior economia

A gestão dos Institutos Tec­nológicos do Estado de Goiás (Itegos), feito por Organizações Sociais tem superado metas de formação, capacitação e qua­lificação com economia de re­cursos públicos, como atestam dados do Portal da Transparên­cia. O mais sensível indicador de economia foi o cumprimento de uma orientação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecno­lógico e de Agricultura, Pecuá­ria e Irritação (SED) para que as OSs contratassem de forma inte­grada uma plataforma para En­sino a Distância.

“Essa solução permitiu uma economia considerável e foi pro­movida acatando orientação da própria SED, conforme consta em ata”, explicou a presidente do Insti­tuto Reger, Sônia Santos. Ela se re­fere à contratação de um software para ambiente de Ensino a Distân­cia (EAD) que era feito pelo Estado ao custo de R$ 27 milhões ao ano e que na nova formatação, contra­tado em parceria das OSs terá um custo 60% menor por quatro anos.

A uniformização de uma so­lução, segundo a presidente do Reger, obedeceu a uma deter­minação da SED em reunião dos representantes das OSs com a SED em maio de 2017, em que o diretor do Itego Leo Lince, José Theodoro Coelho, falou sobre a necessidade de padronização e uniformidade. A ata foi assina­da pelo então superintendente de Ciência e Tecnologia, Mau­ro Faiade e pela chefe de gabi­nete, Soraia Paranhos Netto. Em outra reunião ficou patenteado que o Instituto Reger iria efeti­var o processo seletivo único do software em nome das demais OSs com a ressalva de que “cada OS em contrato de gestão com a SED fará seu contrato individual com a vencedora”. Novamente essa ata foi assinada pelo supe­rintendente, Mauro Faiad.

“Apenas o processo licitatório foi feito em conjunto, não a contrata­ção”, frisou a presidente. Ela lem­brou ainda que o Instituto Reger, como outras OSs, tem se destaca­do pela superação de todos os ín­dices de atendimento a alunos nas plataformas presencial e a distância.

“Com um programa de atua­ção que cumpriu satisfatoriamen­te as metas de ofertas de cursos, o Instituto traz consigo a marca de ter aumentado em mais de 50% o número de alunos matriculados, se comparada com o período em que a gestão estava sob contro­le do Estado. Os índices saltaram de 7.944 alunos atendidos pelo Lote 3, para uma marca de mais de 16.000 alunos ao longo deste trimestre”, ressaltou.

LÍDERES DO FUTURO

Pensando nisso, o Reger ofe­receu recentemente na Câma­ra Municipal de Goiânia o Wor­kshop “Líderes do Futuro”. Um evento que contou a presen­ça de Gestores do Terceiro Se­tor para abordarem temas como: empreendedorismo e a estraté­gias para alcançar o sucesso. “O evento que tinha como princi­pal objetivo integrar e capaci­tar líderes, alçou voos e foi bem além do propósito almejado. Foram reunidos gestores de di­versas Organizações Sociais, do Terceiro Setor e nomes da po­lítica goiana, o que chamou a atenção da imprensa, que com­pareceu ao evento para confe­rir os resultados alcançados”.

MODELO QUE DEU CERTO

O modelo de gestão feita por meio das organizações sociais tem trazido resultados positivos para o Estado. Outra das OS`s res­ponsáveis pelo Ensino Profissio­nalizante no Estado de Goiás foi a Faespe, com a gestão de 5 Ins­titutos tecnológicos nas cidades de Goianésia, Caiapônia, Ceres, Piranhas e Uruana, além de 10 Colégios Tecnológicos em cida­des vizinhas, a instituição é um exemplo do quão benéfico tem sido, tanto para o Estado, quanto para a população, o modelo de gestão compartilhada .

Em sua gestão já superou em 70% os números da gestão ante­rior, quanto ao volume de alu­nos e matrículas. Foram mais de 9 mil alunos ingressando em 60 cursos presenciais ofertados, além de 5.600 matrículas em cursos a distância na platafor­ma EaD disponibilizada gratui­tamente (www.itegoonline.com. br) e mantida tecnicamente em conjunto por todas as OSs que gerem a Rede Itego.

A Faespe, assim como as de­mais OSs, demonstra sua gran­de e notória capacidade técnica e produtividade batendo em ape­nas 3 meses todas as metas para os primeiros 12 meses do Con­trato de Gestão.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias