Home / Cotidiano

COTIDIANO

Pit bull: vítima ou vilão?

Devido alguns acontecimen­tos, como ataques a seres humanos, a raça Pit bull se tornou um grande vilão no mundo canino e passou a ser temida e ro­tulada com um comportamento supostamente desequilibrado. No entanto, profissionais e defenso­res dos animais relatam que a raça é dócil, companheiro e educada, qualquer acontecimento é devido a irresponsabilidade do tutor.

Devido essa fama de malvado, cães desta raça são cada vez mais abandonados, de acordo com os defensores, muitas pessoas adqui­riram pit bulls por modismo, e tra­tando o animal como se estivesse andando com uma arma ou por exibição. O personal trainer, Leo­nardo Guimarães teve pit bull du­rante dez anos, pegou quando ain­da era filhote, mas teve que doar para outra pessoa, pois ele estava com o comportamento agressivo, os vizinhos chegaram ameaçar, caso não desse um fim no animal. “Eu sempre gostei da raça, mas não consegui lidar com o compor­tamento, hoje se fosse para esco­lher, não seria um pit bull”, relata.

CUIDADOS

O Recanto dos Pit Bulls, é um abrigo que cuida de mais de 60 cães, em sua maioria da raça pit bull, que foram vítimas de maus-tratos. O local tem uma despesa mensal de mais de R$ 10 mil reais, no total são dois funcionários e 15 voluntá­rios a disposição dos cães. Todos os animais estão disponíveis para ado­ção, foram resgatados, em março de 2013, feridos e desnutridos, eram usados para rinhas, e após uma dis­puta judicial, os voluntários conse­guiram a guarda dos cães, e os man­tém em uma chácara alugada.

A voluntária do abrigo, a admi­nistradora Elineide Ismar concilia sua vida profissional com a dedi­cação aos animais há três anos e se entristece com o que é veiculado na mídia, segundo ela, falta informa­ção. Presenciar o quanto é grande o preconceito com a raça também deixa a administradora incomo­dada. Relata ainda, a importância de adestrar e castrar os cachorros, pois é importante para a raça e aju­da a manter o cão mais calmo. “Um ataque acontece por negligência do tutor, qualquer raça precisa ter um domínio, eu entro em todas as baias, cuido dos cães com amor e carinho e nunca fui atacada”, diz.

Elineide fala que a sociedade criou um mito de que a raça pit bull é perigosa, citou ainda o caso do último ataque que aconteceu aqui em Goiânia, no dia 19 de ju­nho, quando uma menina de um ano foi atacada por um pit bull. Eliene alega que não era da raça pit bull e sim pastor alemão, no entan­to, sempre que acontece ataques como estes, relacionam com os pit bulls. “Isso pode acontecer com qualquer tipo de raça, até mesmo os cães pequenos”, explica.

Em 2015, um agente de ende­mias fazia vistoria de prevenção do mosquito da dengue, ao entrar na casa, a bolsa ficou presa e o cão agrediu com mordidas, o agente ficou gravemente ferido, mas não sofreu sequelas. Esse ataque foi considerado o mais grave já regis­trado, aqui na capital, pelo Depar­tamento de Vigilância e Controle de Zoonoses da Secretaria Muni­cipal de Saúde (SMS) de Goiânia.

A veterinária responde

Morgana Carla, médica veteriná­ria formada pela Universidade Fede­ral de Goiás (UFG), explica aspectos da raça Pitbull

1– O que é mito e o que é verdade sobre o comportamento da raça pitbull? É vítima ou vilão?

A raça Pitbull vem de um cru­zamento entre Terriers e Bulldogs, foi criada com o intuito de agregar em um só animal a resistência do Bulldog e a esportividade dos Ter­riers. E ao contrário do que muitos pensam, essa raça conseguiu pegar para si as melhores qualidades dos seusdescentes, apresentandogrande resistência física, coragem e princi­palmente afetividade com aqueles que os tratam bem. Eles realmente não apresentam um relacionamen­to muito bom com outros animais, assim como outras raças também não apresentam, então devemos ter um cuidado maior quando so­cializamos o pit bull com os outros animais. Eles são muito carinhosos com seus donos e também gostam muito de crianças, sendo um óti­mo cão de companhia. Tem uma energia muito grande que precisa ser gasta através de atividade fí­sica, caso contrário essa energia acumulada pode acabar refletindo em seu comportamento e ele aca­bar sendo taxado como um ani­mal desobediente e agressivo. Al­gumas pessoas realmente treinam o pit bull com o intuito de deixá-lo agressivo, pois possui uma força incrível, tornando o seu ataque muito forte, mas esse comporta­mento está muitas vezes mais ligado ao que o dono propor­ciona a ele do que a sua ge­nética em si.

2 – A que ponto o relacionamento entre tutor e o animal pode prejudicar em seu comportamento? A mídia noticia muitos ataques de pitbull, de quem é a culpa? Do dono que não educou direito ou da raça que dizem ser mais agressiva?

Como em qualquer criação de cães, de qualquer raça, o relacio­namento entre tutor e animal tem extrema importância e reflexo no comportamento do animal. Como já havia dito existem tutores que realmente treinam os seus ani­mais para serem agressivos e isso independe da raça do animal. O pit bull tem um físico muito forte e consequentemente uma grande força no seu ataque e muitos tuto­res exploram isso ao máximo, mui­tas vezes da forma errada, fazen­do com que o animal fique fora de controle. Então na maioria das vezes esse tipo de comportamen­to é muito mais um reflexo do tra­tamento que animal sofre do que da sua genética. Não só o pit bull como todas as raças precisam pas­sar por socialização quando são fi­lhotes, para que aprendam a con­viver com todo e qualquer tipo de pessoas e animais. Se o tutor não possibilita essa socialização quan­do o animal é filhote, quando ele se torna adulto ele muitas vezes não aceita conviver com outros ani­mais ou com crianças, por exem­plo. Logo, ele acaba se tornando agressivo quando se encontra na presença do que é novo para ele. Devemos sempre lembrar que o animal não consegue tomar de­cisões por si só, ele age por ins­tinto e por aquilo que apren­de através do seu tutor.

3 – Qual o motivo do preconceito que algumas pessoas tem com a raça?

Falta de informação é o princi­pal motivo. Os fatos que são noti­ciados em sua grande maioria le­vam em consideração apenas o que aconteceu no momento, ou seja, o ataque que uma pessoa ou um animal sofreu por um pit bull, mas não levam em consideração as con­dições em que aquele animal foi criado. Na sua normalidade ani­mais costumam atacar quando se sentem ameaçados, quando estão com fome ou quando são ensina­dos a agir dessa forma. Existem tu­tores que alimentam seus animais de uma forma para que eles sin­tam fome durante um período do dia, por exemplo, para que eles fi­quem mais propensos a atacarem. Existem também aqueles animais que ficam presos uma grande par­te do dia, sem contato com nada e são soltos apenas alguns momen­tos do dia justamente para vigiar o local, e por não gastarem energia se tornam mais agressivos. Existem aqueles animais que não tiveram a devida socialização quando filho­tes e que são também mais propen­sos a atacarem aquilo que é novo pra eles. Antes de taxar uma raça como agressiva e incontrolável, é preciso conhecer como foi a cria­ção desse animal, pois como já fa­lei os animais são um reflexo da­quilo que seus tutores os ensinam e do ambiente em que eles vivem.

4 – Qualquer pessoa estará apta a criar um pitbull?

Não é qualquer pessoa que está apta para ter um pit bull. Em pri­meiro lugar a pessoa precisa ter um espaço físico muito bom para criar o animal, ele tem muita ener­gia que precisa ser gasta com ati­vidades durante o seu dia. Então além do es­paço a pessoa também precisa ter certo tempo para interagir com o cão e ensiná-lo. A pes­soa também precisa ter a disponibilidade de so­cializar o animal, prin­cipalmente com crian­ças e idosos, deixando que o cão faça interage com eles quando filho­te para que ele apren­da a conviver com es­sas faixas etárias que costumam ter com­portamentos diferen­tes. Em casos em que o cão vai ser usado para serviços de segurança o treinamento deve ser com pessoas que entendam as ne­cessidades da raça e que saibam como lidar com toda a força e re­sistência que ele apresenta. Não é deixar o animal agressivo, é saber ensiná-lo montar guarda. Existem os meios corretos de se adestrar um cão sem que o seu comporta­mento natural seja prejudicado e quem tem um pit bull deve co­nhecer esses meios ou ser capaz de contratar serviços competen­tes para que o animal seja ensi­nado da forma correta. Cães desta raça é uma excelente companhia, apesar de tudo o que é noticiado a respeito dele, você só precisa sa­ber como lidar com suas necessi­dades assim como na criação de qualquer outra raça.


  Como em qualquer criação de cães, de qualquer raça, o relacionamento entre tutor e animal tem extrema importância e reflexo no comportamento do animal. Como já havia dito existem tutores que realmente treinam os seus animais para serem agressivos e isso independe da raça do animal” Morgana Carla, médica veterinária     Pit bull tem um físico muito forte e consequentemente uma grande força no seu ataque e muitos tutores exploram isso ao máximo, muitas vezes da forma errada, fazendo com que o animal fique fora de controle” Morgana Carla, médica veterinária

SERVIÇO

Contas para ajudar Recanto dos Pit Bulls

Banco do Brasil

ag 3229-8

cc 33246-1

Meibel Veríssimo

Itaú

Ag 0147

CC 52377-3

Belatrix Veríssimo

Santander

Ag 0071

CC 01018576-8

Meibel Veríssimo

Bradesco

Ag 0140-0

CC 216011-0

Belatrix Veríssimo

Caixa Economica Federal

Ag 2079 Op 013

conta poupança 14518-0

Meibel Veríssimo

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias