Home / Cotidiano

COTIDIANO

Prefeitura lança campanha "Férias sem Aedes" em Goiânia

Foto:Divulgação/SMS


A Prefeitura de Goiânia lança nesta quarta-feira, 11, a campanha "Férias sem Aedes" para conscientizar e orientar a população sobre como evitar que suas casas se tornem criadouros de mosquitos durante o mês de julho, quando muitas pessoas viajam de férias. Além da campanha, a gestão municipal irá intensificar as ações de combate ao mosquito transmissor da dengue, vírus zika e febre chikungunya em áreas públicas da capital.

O diretor de Vigilância em Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Gildo Felipe de Paula, explica que a campanha ocorre por conta da preocupação de "quando as pessoas vão viajar, porque mesmo fora do período das chuvas, o mosquito tem se adaptado para se proliferar em situações climáticas desfavoráveis". Ele destaca que dentro das casas "podem existir criadouros, importantes, como ralos de banheiro e vaso sanitários, e que por isso, a atenção deve ser mantida nesta época", orienta.

Conforme a prefeitura, o ciclo de reprodução do mosquito, desde o ovo à forma adulta, leva em torno de 5 a 10 dias. Por isso, mesmo em viagens de menor duração, a população deve tomar medidas preventivas verificando recipientes de possível proliferação do inseto, como caixas d'água destampadas, vasos sanitários, ralos de cozinhas, banheiros, subsolos de prédios, piscinas, platos de plantas, vasilhas de água de animais ou qualquer local onde haja possibilidade de acumular água sem proteção.

A SMS informou ainda que além das medidas preventivas no período de férias, a pasta prevê visitar Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), escolas e universidades da capital no final desde mês com a ação "Volta às aulas sem Aedes", como programado pela prefeitura de Goiânia.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias