Home / Cotidiano

COTIDIANO

SMS orienta quem deve tomar vacina contra sarampo

A Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) divulgou nesta segunda-feira (16/07) orientações sobre quem deve tomar a vacina contra sarampo. A pasta informou ainda que seguirá a recomendação do Ministério da Saúde e manterá diferentes esquemas de aplicação das vacinas tríplice viral e tetra viral. Ainda de acordo com a Pasta, não há registros de sarampo desde 1999 na Capital. A vacina está disponível nos postos da Capital.

A SMS alerta que bebês de 12 meses a quatro anos de idade recebem uma dose da vacina tríplice viral, que consiste na combinação de vírus vivos atenuados contra sarampo, caxumba e rubéola. Já as crianças de 15 meses recebem a vacina tetra viral, sendo imunizados contra sarampo, caxumba, rubéola e varicela (catapora).

Para indivíduos de cinco a 29 anos de idade que não se vacinaram, a SMS aplica duas doses da vacina Tríplice Viral com intervalo mínimo de 30 dias entre as doses. Quem já tomou uma dose deve apenas completar o cartão. Profissionais de saúde recebem duas doses com intervalo mínimo de 30 dias entre as doses, independente da faixa etária. Já pessoas de 30 a 49 anos de idade recebem dose única da vacina.

A diretora de Vigilância Epidemiológica da SMS, Laura Branquinho, alerta que a proteção inicia-se cerca de duas semanas após a vacinação.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias