Home / Cotidiano

COTIDIANO

230 médicos de Goiás são suspeitos de declarar despesas falsas para sonegar Imposto de Renda

Foto:Reprodução


Mais de 200 médicos de Goiás são investigados pela Receita Federal por suspeita do uso de documentos falsos para comprovar despesas e sonegar impostos, por meio de contadores, na declaração do Imposto de Renda. A início da apuração ocorreu durante a Operação Pandora, realizada em todo o mês de agosto. Ao todo, o órgão constatou irregularidades no registro de 230 profissionais.

Segundo a Receita Federal, a suspeita é de que os médicos estavam declarando gastos maiores com despesas dedutíveis para tentar aumentar a restituição do imposto. O auditor do órgão, Tiago Kratka, explicou que a ação observou que em alguns casos, os valores registrados eram muito altos e incompatíveis com os ganhos dos profissionais, o que implica que os mesmos estavam trabalhando basicamente para pagar o custeio deles.

Além disso, os investigadores apuram se os médicos tiveram a ajuda de contadores para declarar as despesas falsas. O delegado responsável pela operação, José Aureliano, informou que as investigações constaram "indícios de que essas declarações vinham sendo enviadas através de um grupo concentrado de escritórios de contabilidade, trazendo nos documentos o maior valor de restituição possível em suas declarações apresentadas a cada ano".

A fiscalização avaliou declarações entregues entre 2015 e 2017 de mais de 10 mil médicos do estado. Os profissionais que têm irregularidades na documentação foram notificados e terão até o dia 19 de setembro para apresentar documentos que comprovem os gastos com o pagamento de funcionários, aluguel de consultórios e compra de material hospitalares, por exemplo.

Caso fique comprovado que os profissionais realmente sonegaram os impostos, podem ser punidos com multa que varia de 75% a 225% do imposto sonegado. Além disso, os casos serão encaminhados ao Ministério Público para que o órgão tome as providências criminais.

Com informações do G1 Goiás.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias