Home / Cotidiano

COTIDIANO

Impasse com Saneago pode deixar goianos sem águ

A Saneago apresentou um plano de racionamento conside­rando a situação atual de abaste­cimento de água, o que não foi aceito pela AGR, visto que esta considera que atualmente não há falta de água e assim a situa­ção de normalidade não pode­ria ser usada para embasar pla­no para situação futura de risco de abastecimento de água.

Há quatro formas autoriza­das de racionamento:1–Redu­ção de pressão em rede; 2–Para­lisação total ou parcial do trecho da rede; 3–Alternância de abas­tecimento; 4–As manobras de registro (manejamento).

Desta forma, a Saneago foi notificada pela AGR para que ela revisse o plano e atenda o que falta. Também foi orienta­do à Saneago que faça proje­ções de cenários, com as pos­síveis situações de risco futuro.

A Saneago deverá fornecer uma tabela de datas de racio­namento, onde tornará públi­co o plano de racionamento, comunicando a toda a popu­lação com uma antecedência de 48 horas. Caso haja necessi­dade de revisão do plano de ra­cionamento, em situação de ur­gência, essa divulgação deverá ser feita em 24 horas.

A AGR faz questão de que o racionamento fique claro a toda população e insiste que ela precisa ser informada da data e período de racionamento para que possa se programar.

A AGR notificou a Saneago e deu um prazo inicial de 5 dias para que a empresa apresente um novo plano de racionamen­to, de modo que este indique as medidas de racionamento a serem adotadas e atenda ao item VI do artigo 7º do plano, que determina que seja divul­gada a programação detalhada dos dias e horários que ocorrerá o racionamento de água e cada medida a ser adotada, atenden­do à previsão legal. Esse prazo termina terça-feira da semana que vem e pode ser prorroga­do casa se justifique tal medida.

O plano entregue à AGR foi reprovado porque faltou um item obrigatório, qual seja a defi­nição de dias e horários em que ocorrerá o racionamento.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias