Home / Cotidiano

COTIDIANO

Inmet emite estado de alerta após Goiás registrar menor nível de umidade do ano

Foto:Reprodução


O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de emergência devido à continuidade do tempo seco em Goiás. No domingo, 14, o estado registrou o menor nível de umidade relativa do ar do ano, que chegou a 5% no sul goiano. O órgão ressalta sobre a importância dos cuidados com a saúde durante o período de estiagem das chuvas.

Em Goiânia e Jataí, por exemplo, o nível chegou a 7% e deve continuar baixo ao longo desta semana, abaixo dos 12%. A chefe do Inmet, Elizabete Alves, afirmou que a previsão é que o estado de alerta continue até quarta-feira, 15, quando uma frente fria deve chegar ao estado trazendo chuvas em algumas áreas e aumentando a umidade.

Orientação

O instituto salienta que a baixa umidade pode acarretar problemas graves de saúde, causando dores de cabeça, desconforto, ardência nos olhos e pode agravar doenças pulmonares, além de aumentar as chances de incêndios em áreas de mata.

A orientação para minimizar os efeitos do mau tempo, é a ingestão de bastante líquido, evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia e utilizar, se possível, umidificadores de ar, além de evitar bebidas diuréticas, como o café e o álcool.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias