Home / Cotidiano

COTIDIANO

Palpites sobre saneamento

  •  Discussão ocorre através de urnas espalhadas em pontos estratégicos e internet

Goiânia vive uma crise hídri­ca de proporções gigantes­cas. A cada ano que passa a situação se complica mais. Entra ano, sai ano a discussão sobre o ra­cionamento de água avança. Além do abastecimento de água tratada o Plano de Saneamento Básico da Ca­pital, lançado nesta segunda-feira em Goiânia, prevê intervenções na questão de resíduos sólidos, esgoto e drenagem da água das chuvas. O objetivo é criar um sistema capaz de suportar o crescimento da cidade atendendo bem a população.

E a população pode participar da discussão do Plano atra­vés de urnas espalhadas em pontos estratégicos da ca­pital ou por questioná­rios via internet no site da prefeitura de Goiânia até o dia 4 de setembro. A expectativa, de acordo com o presidente da Agência de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públi­cos de Goiânia (ARG), Paulo Cé­sar Pereira, é coletar junto à comu­nidade, informações a respeito da deficiência dos serviços prestados em cada região da Capital.

“Conhecer as possíveis deficiên­cias e receber também sugestões para o Plano Municipal de Sanea­mento Básico. Saber como está o abastecimento de água em cada região, o esgoto tratado, se tem ou não. O serviço de limpeza urbana que vai desde a varrição até o trata­mento do lixo e as questões que en­volvem as chuvas, as inundações, sistemas de drenagem. O que está em pauta hoje na elaboração des­te plano de trabalho é abrir o debate junto à população para que ela identifique os pro­blemas e estes pos­sam ser soluciona­dos em benefício desta própria po­pulação”, frisa.

O presiden­te da ARG afir­ma que a elabo­ração do Plano de Saneamen­to precisa ser co­nhecida, sobre­tudo, como uma ação de cidada­nia. “Após enxergar as pessoas e suas ne­cessidades, o Plano vai apresentar soluções efetivas para o sanea­mento de Goiânia e melhorar a qualidade de vida da população”, diz Paulo César Pereira. O presidente da Agência Munici­pal de Meio Ambiente (Amma), Gilberto Marques Neto, lembra que a sociedade pode participar também por meio das pré-confe­rências que serão iniciadas nesta terça-feira e serão realizadas em todas as sete regiões de Goiânia.

Thiago Von Sperling, coordena­dor do Consórcio Diefra, empresa vencedora da licitação e que vai executar o Plano afirma que este “vai contribuir com a qualidade de vida da população, viabilizan­do promoção da saúde pública, a transparência do setor de pres­tação de serviços, sustentabilida­de econômica, o diálogo com de­mais áreas, como o Plano Diretor, e a universalização do acesso aos serviços de saneamento”.

O Presidente interino da Sa­neago, Marcelo Mesquita, explica que o Plano de Saneamento Bá­sico da Capital será fundamen­tal para que Empresa possa saber onde investir”. Este plano quando estiver completo no final do ano, vai ser de fundamental impor­tância para que a Saneago saiba onde investir para melhor aten­der a população da capital. Isto vai gerar economia e pode contri­buir também para que não ocor­ra o que está ocorrendo agora, a possibilidade de racionamento de água. Quando a cidade proje­ta o futuro, a prestadora de servi­ço planeja os serviços de água e esgoto. Ela consegue basear seus investimentos. A gente planeja baseado nos planos municipais de saneamentos das prefeituras”.

Após esta primeira fase do Pla­no de Saneamento da Capital, coleta e tratamento de dados de água, esgoto, resíduos e drenagem em Goiânia, que vai até o dia 4 de setembro os estudos para a elabo­ração final do projeto seguem até o final deste ano.O Plano faz parte da lei federal 11.445 de 2007 que determina a criação de um plano municipal de saneamento básico nos municípios mas só agora está sendo colocado em prática pela prefeitura de Goiânia.

As urnas foram instaladas em terminais de ônibus, lojas de atendimentos da prefeitura, uni­dades de saúde e em shoppings. Já quem quiser participar do Pla­no pela internet é só acessar o site da Prefeitura de Goiânia. A pri­meira pré-conferência do Plano de Saneamento Básico da Capi­tal será realizada nesta terça-fei­ra na Escola Municipal Santa He­lena na Vila Pedroso.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias