Home / Cotidiano

COTIDIANO

Parceiros pela sustentabilidade

A cidade de Abadiânia vai ganhar um Ecoponto para troca de resíduos reciclá­veis por créditos na conta de ener­gia. A iniciativa é resultado de uma pesquisa elaborada pelo Instituto Reger – Organização Social que faz a gestão de uma parcela da Rede Itego – com a Prefeitura de Aba­diânia e a empresa distribuidora de energia elétrica, Enel Distribuição. A pesquisa com os pontos indica­dos foi apresentada pela presiden­te do Instituto Reger, Sônia Santos para a promotora de Justiça de Aba­diânia, Cristiane Souza e o prefeito da cidade, José Diniz (PSD).

Um dos graves problemas para Abadiânia é a gestão dos resíduos sólidos principalmente em virtu­de da grande população flutuan­te. São turistas que frequentam a cidade, principalmente nos finais de semana e produzem grande quantidade de lixo. A presiden­te do Reger, Sônia Santos, ressal­tou para a promotora que a expe­riência científica em pesquisas da OS serve de baliza para a parceria com entes públicos, como a pre­feitura e a contribuição para a me­lhoria da vida da população.

“Buscamos auxiliar na adoção de políticas públicas inclusivas e sustentáveis para promover o pro­gresso”, frisou Sônia Santos. Ela ex­plicou ainda que a Enel vai colo­car um contêiner padronizado com motivos de sustentabilidade para a população levar seus resíduos reci­cláveis e trocar por créditos que se­rão abatidos na conta de energia elétrica de cada consumidor.

A promotora Cristiane Souza lembrou que o objetivo comum en­tre as instituições e a administra­ção municipal é fazer a redução de resíduos que poluem e não geram qualquer contribuição para a cida­de. “Iniciativas como essa precisam ser bem executadas para servir de modelo de outras que virão. É bom ver que há uma luz no fim do túnel em assuntos de redução de lixo e de sustentabilidade, como essa que estamos presenciando”, observou.

PROGRESSO

O prefeito de Abadiânia, José Di­niz, ressaltou a parceria com o Ins­tituto Reger e a Rede Itego que tem levado avanços significativos para a cidade. O Cotec (Colégio Tecnológi­co) instalado na cidade é vinculado ao Instituto Tecnológico do Estado de Goiás (Itego) Governador Ono­fre Quinan, de Anápolis, que levou uma série de cursos para Abadiâ­nia. São atualmente 21 cursos e 441 vagas disponíveis, totas sem qual­quer custo para os alunos.

“A Rede Itego e o Instituto Re­ger trouxeram oportunidades mui­to importantes, oferecendo à popu­lação cursos diversos, formação e qualificação de mão de obra e tan­tos outros benefícios que dificil­mente teríamos aqui”, explica.

O preparo para trabalhadores, estudantes e jovens em procura do primeiro emprego é ressalta­do pelo prefeito como sendo uma das mais gratas satisfações que a cidade teve nos últimos anos. “Essa qualificação que nossa po­pulação em idade própria para o trabalho recebe facilita que esses trabalhadores sejam colocados no mercado não só aqui no nos­so município, mas que saiam da­qui para trabalhar em outras cida­des com uma qualidade de mão de obra muito melhor do que tí­nhamos em outras épocas”.

Ele lembra que um curso em especial, ministrado no Cotec Abadiânia, vai fazer um diferen­cial significativo para o setor ho­teleiro e comércio. Abadiânia recebe um grande número de tu­ristas estrangeiros que acorrem à cidade em busca do médium João de Deus e há uma dificul­dade latente em hotéis, pousa­das, lanchonetes, restaurantes e comércio em geral voltado para o turismo religioso que é a fal­ta de fluência em alguma língua estrangeira dos trabalhadores em geral para atender esses clientes. O Cotec Abadiânia já inscreveu 60 alunos em um curso de inglês básico voltado para o turismo e vai formar esses trabalhadores.

“Recebemos turistas do mun­do todo e nossos atendentes têm grande dificuldade em se relacio­nar com eles por causa do impedi­mento de não falarem outros idio­mas, com a Rede Itego e o Instituto Reger agora isso será gradualmen­te superado”, finaliza.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias