Home / Cotidiano

COTIDIANO

Roger Moreira ministra palestras em Goiânia

Roger Moreira ministra pales­tras multitemas em Goiânia no próximo dia 24 de agosto, no au­ditório do Conselho Regional de Odontologia (CRO). O evento é realizado pela Associação Brasi­leira de Ortodontia e Ortopedia Facial (ABOR Goiás). O curso é gratuito e as inscrições podem ser feitas pelo site da Abor Goiás (aborgoias.com.br) na aba ca­lendário de eventos.

Roger Moreira vai abordar quatro temas de maneira multi­disciplinar: cirurgia ortognática, harmonização facial, DTM e rino­plastia. “Quero mostrar aos meus colegas os avanços da cirurgia. A visão do paciente, hoje, é bem di­ferente do que foi nas décadas de 1970 e 1980. Hoje, as queixas vão além das funcionais, como dores. Eles querem mexer também na es­tética, no dente torto, nariz grande. O ortodontista tem de se ater a to­dos os detalhes de tudo que envol­ve a face dos pacientes”, explica.

Harmonização facial é um tema bastante discutido no momento, especialmente a feminização da face. Pacientes com transtorno de gêneros e transexuais utilizam bas­tante o tratamento. Boa parte do procedimento é realizada por um cirurgião, mas o ortodontista tam­bém participa quando entra a par­te do sorriso. “O sorriso precisa es­tar encaixado nesta nova face. Aí entra o ortodontista.”

Goiano de nascimento, Roger Moreira é formado em Odontolo­gia, Medicina, Direito e Adminis­tração de Empresas. É pós-douto­rado e livre-docente em cirurgia buco-maxilo-facial, residente do Serviço de Cirurgia Plástica Prof. Ivo Pitanguy (RJ) e professor ad­junto do Departamento de Cirur­gia Buco-Maxilo-Facial da Univer­sidade de Pittsburgh (EUA).

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias