Home / Cotidiano

COTIDIANO

Sarau visa angariar fundos para escola

Se você é daqueles que gostam de filantropia, mas não sabem bem a quem ajudar, uma boa oportuni­dade acontecerá nesse sábado, 18, em mais uma edição do Sarau Lítero Musical em Prol da Escola Sathia Sai de Goiás. A iniciativa é de um grupo de pessoas de Goiânia que, admira­dores dos preceitos espiritualistas do líder hinduísta Sathia Sai Baba, mantém uma unidade educacional na periferia de Aparecida de Goiâ­nia. O evento que acontece a partir das 19h, no Colégio Ávila, tem como objetivo angariar fundos para man­ter a escola que atende crianças ca­rentes de até 5 anos.

“A contribuição inicial é o in­gresso vendido a R$25, mas todo tipo de auxílio é bem-vindo”, es­clarece o professor de Yoga Nestor Mota um dos fundadores e volun­tários da escola. Todos os meses a Fundação Ame-Seva, mantenedo­res da escola, tem que lidar com a realidade de buscar recursos para pagar os salários dos servidores e manter a escola. A unidade fica no setor Expansão Sul e no último mês de julho teve que passar por algu­mas adequações, como a reforma do telhado e outras melhorias que tornam o local mais confortável.

Durante o período letivo são ne­cessários alimentos, já que as crian­ças fazem refeições no local e recur­so para compra de material escolar e artigos para manutenção do es­paço. Uma horta, mantida pelo co­laborador Nestor Mota ajuda na diversificação dos alimentos inge­ridos pelas crianças que ainda re­cebem aulas de noções de plantio, mas mesmo esse espaço tem suas despesas com a compra de semen­tes, mudas e preparação da terra.

O Programa Sathya Sai de Edu­cação em Valores Humanos está baseado no princípio de que os tais valores são o que caracterizam a própria natureza do ser, e que se manifestam através do processo educacional. O conceito é resumi­do no termo latino educare, que sig­nifica “retirar e resplandecer aqui­lo que se tem, de dentro para fora”.

Segundo o método, aprovado e elogiado pelos pais de alunos, a es­piritualidade é reconhecida como ferramenta primordial na formação do ser humano, que passa a expres­sar sua individualidade através de seus talentos, capacidades, intuição e inteligência. Do mesmo modo que uma pessoa se desenvolve de maneira física, emocional e intelec­tual, o principio educacional Sath­ya Sai entende que ela também se desenvolve do ponto de vista psí­quico e espiritual. Por isso, na esco­la de Aparecida, natureza e huma­no se interagem e as crianças têm, em sua grade curricular, disciplinas que remetem ao respeito ao outro e à natureza. Um deles é o projeto da horta, mantido pelo voluntário, Nestor Mota, professor de Yoga e um dos fundadores do Centro Sa­thya Sai de Goiânia. Neste projeto as crianças aprendem a plantar e a se alimentar corretamente, além do convívio próximo à natureza.

Outra particularidade do pro­grama do Instituto Sri Sathya Sai do Brasil, uma espécie de nortea­dor das instituições educacionais, não permitindo que as escolas que aplicam o programa o vincu­lem a alguma religião ou credo em particular, embora se promova, dependendo das condições, um ambiente ecumênico e de respei­to por todas as religiões.

Só que manter um projeto como esse é oneroso. A escola recebe todo o tipo de doação, seja em alimentos, materiais e utensílios. Mesmo as­sim, o orçamento é apertado con­siderando que imprevistos acon­tecem, como o ocorrido em 2015, quando uma forte chuva danificou o telhado do prédio. Os telefones da Escola Sathya Sai são 3280-0823 – 3280-0866 e mais detalhes sobre o Sarau e doações podem ser obti­dos com o professor Nestor Mota, no telefone 98418-0816 e com Mar­ta Molinari no 99237-8507.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias