Home / Cotidiano

COTIDIANO

Goiânia envolvida no Dia Mundial da Limpeza

A Prefeitura de Goiânia, por in­termédio da Agência Municipal do Meio Ambiente, com o apoio da Comurg, SME e cooperativas de catadores de materiais recicláveis, além da parceria de empresas, ins­tituições do terceiro setor e demais voluntários, realiza neste sábado, 15, no Jardim Botânico e adjacên­cias um grande evento voltado ao Dia Mundial da Limpeza.

A ação terá início às 8 horas, com uma abertura solene no anfitea­tro ao ar livre, próximo à adminis­tração do Jardim Botânico. Have­rá uma roda de conversa sobre o tema da problemática do descarte incorreto do lixo doméstico e um treinamento com todos os partici­pantes. O encerramento será 18 ho­ras. Nesse mesmo dia, acontecerão ações paralelas noutros locais da ci­dade: Morro da Serrinha das 8h às 12h; Parque Areião das 8h às 12h; e Parque Vaca Brava das 8h às 18h.

Os voluntários receberão lu­vas, sacos de lixo e, em seguida, vão realizar a coleta de todo o lixo encontrado nas adjacências do Botânico. Ao fim desta ação, será oferecido um lanche com frutas e também sorteio de brindes aos participantes. O lixo recolhido será separado em 3 frações: orgâni­cos compostáveis, rejeitos e reci­cláveis. Estes serão destinados às cooperativas de catadores de ma­teriais recicláveis. A Comurg se en­carregará do recolhimento de to­dos os rejeitos encontrados, já os resíduos orgânicos compostáveis (cascas de frutas do lanche e ou­tros), juntamente com folhas se­cas, serão encaminhados para a composteira do Jardim Botânico.

Essa ação do Dia Mundial da Limpeza culminará no lançamen­to do Movimento Limpa Goiânia que tem por objetivo promover a conscientização da população para o problema do descarte irregular do lixo urbano por meio da realização de projetos integrados que envol­vem a sociedade civil, o setor pri­vado e os órgãos do governo.

O intuito do movimento é a promoção da mobilização social, aproximando toda a cidade no de­bate do descarte irregular dos resí­duos, propondo, através de suges­tões e ações firmadas, melhorias nas políticas públicas voltadas aos resíduos sólidos e nas soluções de limpeza para a nossa cidade.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias