Home / Cotidiano

COTIDIANO

Alimentos que ajudam a curar a ressaca antes, durante e depois do Carnaval

Por Ana Flavia Marinho

Quem nunca teve uma ressaca? Carnaval é época de folia, mas o corpo paga as consequências pelo excesso de bebidas alcóolicas e comidas gordurosas. Para ajudar a curar o mal-estar e manter a disposição, o Bretas convidou a nutricionista Michelle Jota, que alerta sobre a importância de escolher os alimentos certos antes, durante e depois da folia.

Confira os melhores alimentos para quem está de ressaca:

Água aromatizada com alecrim: ajuda no alívio da dor de cabeça e aumenta a circulação sanguínea. A água é o ingrediente principal na cura da ressaca. Hidratação é tudo! Inclusive, alternar um copo de água com a bebida alcoólica é importante para evitar a ressaca.

Isotônicos caseiro: 500 ml de água, suco natural de frutas (laranja, limão, uva – 50 ml), açúcar (mascavo, demerara ou cristal - 2 colheres de sopa), e sal (1 colher de chá).

Água de coco: além de hidratar, a água de coco repõe os minerais perdidos com o consumo de bebidas alcoólicas.

Frutas: boa fonte de água, carboidratos, vitaminas e minerais. Elas podem ser consumidas como sucos, sobremesas e, também, como opção para pequenos lanches entre as refeições principais. Destaque para a banana que é ótima fonte de potássio, melancia, laranja, tangerina, uva, frutas com alta atividade de água e que favorecem a hidratação.

Massas, bolos e pães: são alimentos ricos em carboidratos e devem ser consumidos com moderação, pois todo excesso no corpo vira gordura. Ainda mais se for em um contexto que há ingestão de bebida alcoólica que possuí “calorias vazias” sem nutrientes.

Vegetais verdes escuros, como a couve e o espinafre: contêm ácido fólico, vitamina C e enxofre, que colaboram com a detoxificação do fígado.

Ovo: rico em proteína como a cisteína, que ajuda a evitar intoxicação causada por substâncias produzidas com a presença do álcool no corpo.

Tomate: é rico em vitamina C e potássio. Ele tem propriedades antioxidantes, que ajudam a combater os radicais livres liberados pelo consumo de álcool.

Chás de boldo e carqueja e hortelã: ajudam a diminuir as toxinas, auxiliam na digestão e diminuem o mal-estar.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias