Home / Cotidiano

COTIDIANO

Programa Passe Livre chegará para mais municípios goianos

Já chegou na Assembleia  Legislativa de Goiás (Alego) o projeto do Programa Passe Livre  que amplia para todos os municípios goianos o benefício.

Conforme o líder do governo, deputado estadual Bruno Peixoto (MDB), o projeto de lei enviado para os deputados corrige distorções e atende um maior número de cidades.

O deputado estadual Chico KGL (DEM) já deu parecer favorável para a matéria, que pode trazer polêmicas para a casa legislativa, já que reduz o número de beneficiados, apesar de ser mais justo com o contribuinte que subsidia o programa.

Até 2017, o Passe Livre era pago com 50% de subsídios do Governo de Goiás e 50% de contribuição das empresas. Mas um decreto naquele ano repassou toda a obrigação para o Governo de Goiás.

Além de corrigir a principal crítica ao Passe Livre, o fato dele ficar restrito aos estudantes de grandes centros urbanos do Estado e ignorar a grande maioria das cidades goianas, o governo pretende impedir que estudantes que não fazem parte das faixas de baixa renda tenham acesso ao benefício.

Semelhante às regras de cotas para seleção de estudantes no Enem e vestibulares das grandes universidades do país, a nova proposta visa contemplar os estudantes pobres, que frequentam escolas públicas de ensino ou que recebam bolsa integral em instituições particulares.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias