Home / Cotidiano

COTIDIANO

Imóveis estão cada vez menores; saiba como aproveitar espaço

Antigamente, ter uma casa no Brasil era, quase sempre, sinônimo de ter um imóvel enorme, com diversos quartos e centenas de metros quadrados. Hoje em dia, no entanto, por diversos motivos, as casas e principalmente apartamentos estão cada vez menores. Hoje, vamos apresentar algumas dicas para que você aproveite espaço e consiga mobiliar sua casa mesmo com pouco espaço. São muitos os motivos que fizeram com que o tamanho médio das casas e apartamentos fossem diminuindo no Brasil e no mundo. A predileção por prédios – cada vez mais altos - ao invés de casas é a principal razão.

No entanto, também podemos citar a diminuição do número de membros da família média – antigamente as pessoas tinham muito mais filhos. Outro motivo é que, com a correria do cotidiano atual, muita gente utiliza a casa apenas para dormir. Ou seja, não precisamos – e não queremos – mais tanto espaço em casa. Em média, as construtoras estão investindo em apartamentos de 30 a 60 metros quadrados. Existem ainda as propriedades minúsculas. Atualmente, o título de menor apartamento do Brasil pertence a um domicílio de 9,8 metros quadrados, feito por uma construtora de Curitiba-PR.

Tudo bem, já entendemos porque os apartamentos estão cada vez menores. Mas como fazer para economizar espaço e conseguir colocar todos os móveis necessários em poucos metros quadrados? Vamos a algumas dicas:

Utilize móveis multifunção

 Com pouco espaço, um único móvel pode ter mais de uma função. A mesma estante, por exemplo, pode servir tanto para o quarto quanto para a sala e, quem sabe servir de móvel para a televisão ou de mesa para um home office. Essa dica pode ser utilizada ainda mais em apartamentos com espaços abertos, sem tantas divisão em paredes.

Tente equilibrar o tamanho dos cômodos

 Existem apartamentos que tomam muito espaço com alguns cômodos e acabam deixando outros muito pequenos. Se você estiver considerando uma reforma, tente equilibrar os espaços. Alguns domicílios dão muito espaço a alguns cômodos que não serão muito utilizados por determinadas pessoas. Por exemplo: para que ter uma lavanderia muito grande se você costuma mandar as roupas para lavar fora de casa?

Abuse de móveis embutidos e inteligentes

 Com poucos metros quadrados disponíveis, é preciso aproveitar cada centímetro. Para isso, uma boa ideia é abusar dos móveis embutidos, chamados de inteligentes, e abusar da criatividade.

Um dos cômodos que mais “aceita” esse tipo de design é a cozinha. Em prédios com ligações a gás, por exemplo, um forno a gás pequeno e embutido pode economizar espaço ficando abaixo do cooktop ou ao lado da pia.

Aposte nas prateleiras altas

 Tudo bem se você precisa de espaço para guardar documentos, fotos ou livros e mora – ou vai morar – em um apartamento pequeno. Não se desespere. Aposte em prateleiras altas, que combinem com o restante dos móveis, mas que “criem” espaço sem atrapalhar a movimentação pela casa.

Tome cuidado, apenas, para não deixá-las muito no alto e, depois, precisar de um banco ou cadeira para alcançá-las.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias