Home / Cotidiano

COTIDIANO

Cooperativas goianas entregam revitalização do Jardim Botânico de Goiânia neste sábado (6/7)

Está chegando o grande dia! Refúgio do verde e da natureza em meio a todo cinza e concreto da capital, a maior unidade de conservação de Goiânia estará de cara nova para receber a festa do cooperativismo goiano. O Jardim Botânico será palco neste sábado (6/7), a partir das 8 horas do Dia de Cooperar. Cerca de 3 mil pessoas são esperadas no parque durante o evento, que vai movimentar a manhã dos goianienses com diversas atrações e serviços.

Entre eles, haverá distribuição de 600 pacotes de fraldas pediátricas e geriátricas por uma das cooperativas participantes, doação de 2 mil mudas de plantas do Cerrado, pela Amma, e presença da unidade do Hemocentro, para coleta de sangue. O grupo de samba Heróis de Botequim fará uma apresentação no fim da manhã.

A criançada poderá aproveitar brinquedos infláveis, pula-pula, pipoca, picolé, algodão-doce, pintura de rosto, escultura de balão e outras brincadeiras lúdicas.

Neste ano, as cooperativas tiveram como objetivo deixar um legado para capital, que permanecesse após a festa. Foi daí que surgiu a ideia de revitalizar o Jardim Botânico, a partir de um projeto coordenado pelo Sistema OCB/SESCOOP-GO e financiado por cooperativas goianas, em parceria com a prefeitura da capital.

“Embora tenha sido fundado há mais de 40 anos, o Jardim Botânico permanecia desconhecido por boa parte da população e precisava ser recuperado para se tornar, de vez, uma alternativa de lazer e descanso na capital. O cooperativismo goiano é comprometido com essa causa e, por isso, escolheu investir na recuperação do parque”, destaca o presidente do Sistema OCB/SESCOOP-GO, Luís Alberto Pereira.

O valor total do projeto foi de R$ 150 mil. Às sociedades cooperativas coube o custeio de todo o material que será usado na recuperação, o equivalente a quase R$ 70 mil. O restante ficou a cargo da Prefeitura de Goiânia, por meio da Comurg.

Hoje, a população poderá conferir as benfeitorias, entre as quais estão a recuperação das estruturas do píer, anfiteatro, borboletário, viveiro, relógio solar e da guarita, além da pintura de vasos e dos protetores de mudas. Também foram plantadas novas mudas, sistema de identificação de 150 espécies, reconstrução do jardim ornamental e do corrimão da trilha de acesso do Jardim Botânico e da Ilha das Flores.

Sexta edição

Em sua sexta edição em Goiás, o Dia de Cooperar é realizado simultaneamente em todos os Estados do País. É o grande programa de responsabilidade social das cooperativas brasileiras, cujo objetivo é promover e estimular iniciativas voluntárias diversificadas, que estejam alinhadas aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Essas ações são definidas e executadas pelas próprias cooperativas ao longo do ano e reunidas no Dia C.

Em Goiás, o Dia de Cooperar tem o apoio do Sistema OCB/SESCOOP-GO, na capacitação, divulgação e valorização das práticas socioambientais das cooperativas. O Sistema orienta a campanha e realiza um amplo trabalho de comunicação, inclusive com a gestão da divulgação e fornecimento de material.

Para celebrar os resultados desse projeto, uma vez por ano (normalmente, no primeiro sábado de julho, quando se comemora o Dia Internacional do Cooperativismo), é realizada a festa do Dia C. É um evento simultâneo em todos os Estados. Em 2019, a comemoração do Dia C Goiás será no Jardim Botânico.

Serviço

EVENTO: Dia C Goiás 2019

DATA: 6 de julho (sábado)

HORÁRIO: das 8h às 13h

LOCAL : Jardim Botânico de Goiânia (Av. Botafogo, 2981-3105 - St. Pedro Ludovico, Goiânia)

ENTREGA: Revitalização do Jardim Botânico

SERVIÇOS: Exames de fundo de olho, distribuição de fraldas pediátricas e geriátricas, doação de mudas, coleta de sangue, oficina de escovação bucal, feira de adoção de animais, educação financeira para crianças, dentre outros

ATRAÇÕES: Apresentação do grupo de samba Heróis de Botequim, presença de personagens do Circo Laheto, brincadeiras lúdicas, brinquedos infláveis, pula-pula, pintura de rosto, escultura de balão, pipoca, picolé e algodão-doce.

Lista das 12 cooperativas que estão patrocinando a reforma do Jardim Botânico:

  • Unimed Goiânia
  • Sicoob Unicentro Brasileira
  • Sicoob Lojicred
  • Sicoob Secovicred
  • Comigo
  • Complem
  • Central Sicredi Brasil Central
  • Sicredi Cerrado
  • Cooperbana
  • Instituto Sicoob
  • Copanest-GO
  • Sicoob Credisaude

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias