Home / Cotidiano

COTIDIANO

Gustavo Mendanha avalia serviços de saneamento com a Saneago e BRK Ambiental

O prefeito Gustavo Mendanha acompanhou na manhã desta quarta-feira, 24, na sede da Companhia de Saneamento de Goiás (Saneago), a apresentação da BRK Ambiental em Goiás, sobre o desempenho das obras de rede de esgoto em Aparecida de Goiânia, Trindade, Rio Verde e Jataí. A empresa é subdelegada pela Companhia por meio de concessão parcial para a execução de serviços de esgotamento sanitário nas quatro cidades.

O encontro contou a com presença do presidente da Saneago, Ricardo Soavinski, do diretor da BRK, Pablo Andreão, do prefeito de Rio Verde, Paulo do Vale, além de representantes de Trindade e Jataí. Acompanhado dos secretários municipais Mário Vilela (Infraestrutura) e Fábio Passaglia (Governo), o prefeito Gustavo Mendanha ressaltou durante a apresentação da empresa, que o esgoto e a água tratada, são importantes para o melhor desenvolvimento social e urbanístico da cidade.

“A água tratada e esgoto são dois importantes benefícios para o desenvolvimento da cidade e da melhor qualidade da saúde da nossa população. Temos avançado em algumas reuniões com a Saneago e BRK e tido um diálogo permanente. As obras estão em andamento em regiões diferentes de Aparecida e nossa expectativa é que o benefício chegue para todos os bairros”.

O diretor de operações da BRK, Rodrigo Lacerda, fez uma apresentação da fase de obras em Aparecida. Estão em fase de operação 1.038 redes coletoras, 10 Estações Elevatórias de Esgotos (EEE’s) – responsáveis por bombear o esgoto das zonas mais baixas da cidade até os interventores (tubulações de grande diâmetro que levam o esgoto até a estação de tratamento); e quatro estações de tratamento de esgoto, sendo elas as ETE’s Lages, Parque das Nações, Recanto das Flores e Santo Antônio.

De acordo com o relatório, foram implantados mais de mil quilômetros de redes. O índice de atendimento é de que 53% dos imóveis já contam com abastecimento de água, e o serviço de esgotamento sanitário em Aparecida atende 246 mil pessoas. Para Ricardo Soavinski, o trabalho realizado pela Saneago e BRK Ambiental, com a colaboração dos municípios, tem como meta contribuir para o o desenvolvimento das cidades.

“Temos avançado em alguns projetos e licitações e estamos trabalhando para alcançarmos resultados que contribuam com o avanço dos municípios em que atuamos. Essa é uma maneira transparente e objetiva de junto com os prefeitos termos uma avaliação do trabalho feito, em que estágio estamos e outras decisões que podemos tomar”, finalizou.

Desempenho

Aparecida de Goiânia está entre as 100 cidades brasileiras com melhor desempenho em saneamento básico. É o que mostra estudo do Instituto Trata Brasil divulgado nesta terça-feira, 23. Segundo informações da pesquisa, Aparecida subiu 15 posições no ranking, ficando à frente de 11 capitais brasileiras, sendo elas Belém, Aracaju, Fortaleza, Recife, Maceió, São Luiz, Teresina, Manaus, Macapá, Rio Branco e Porto Velho.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias