Home / Anápolis

ANÁPOLIS

Inovação em Anápolis, "Zap" da prefeitura está no ar

Débora Paiva entrou em contato com o novo serviço de atendimento da Prefeitura de Anápolis para solicitar um agendamento de consulta para seu filho Augusto Felipe, de 9 meses. O que ela não esperava é que naquele momento o ZAP da Saúde estava sendo lançado pelo prefeito Roberto Naves. Ele mesmo entrou em contato e marcou a consulta com pediatra para o dia 19 de agosto.

E a partir de agora será assim. Um time de 50 servidores devidamente capacitado e treinado pela equipe da regulação ambulatorial vai atender a comunidade em demandas da saúde como consultas, exames e medicamentos, além de orientações e informações do setor.  

Para acessar o aplicativo basta entrar no link  anapolis.go.gov.br/portal/zapdaprefeitura/ e entrar em um dos grupos disponíveis.

“Nosso objetivo com esse serviço é aproximar ainda mais a comunidade dos serviços de saúde de forma mais ágil e eficiente”Prefeito Roberto Naves
Foto: Reprodução

Outro ponto ressaltado por Roberto Naves é a praticidade do serviço. “Numa era totalmente digital não podemos abrir mão dessas ferramentas tão usuais. É utilizar a tecnologia para melhorar o nosso atendimento”, pontuou. Ele acrescentou ainda a economia que o sistema trará ao cidadão que não vai precisar se deslocar para o agendamento. “Outra prioridade era acabar com aquela rotina de ter que acordar de madrugada, pegar condução apenas para isso. Nosso objetivo é tornar a saúde casa vez mais humanizada”, destacou.

O secretário municipal de Saúde, Lucas Leite, contou que o serviço já estava funcionando de modo experimental após um treinamento para operação do sistema, o mesmo utilizado em toda a rede municipal de saúde. “Dessa forma os atendentes poderão acessar todos os dados do paciente, ver os locais disponíveis e agendar de forma rápida e precisa”, disse.

Funcionamento
O ZAP da Prefeitura, neste primeiro momento, vai funcionar das 7h às 19h de forma ininterrupta, de segunda a sexta-feira, em uma central instalada no Rápido do Bairro Jundiaí. Toda e qualquer solicitação de consultas especializadas como cardiologia, ginecologia, pediatria, neurologia, entre outras, além de exames, medicamentos e outras informações poderão ser feitas pelo sistema. “Em breve abriremos para as unidades básicas de saúde e cirurgias. Também queremos colocar o serviço disponível até meia noite, num curto espaço de tempo”, frisou o prefeito Roberto Naves.

Para acessar o serviço, o cidadão deve ter em mãos o cartão do Sistema Único de Saúde e o encaminhamento. O atendente vai verificar as vagas disponíveis e realizar o agendamento, mesmo daqueles que são referenciados para Goiânia, bem como verificar se o procedimento solicitado é realizado pelo SUS e orientar o paciente. “Em até 72 horas, o cidadão terá a resposta da sua solicitação, seja com o agendamento, com a inserção na regulação ou até mesmo para informar sobre qualquer situação que tenha dúvida”, explicou o diretor municipal de Regulação.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias