Home / Cotidiano

COTIDIANO

Governo de Goiás e Enel encerram crise após novos termos de contrato

Em reunião acompanhada pelo presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), e ministro das Minas e Energias, Bento Albuquerque, Goiás colocou fim à guerra que travava contra a multinacional italiana Enel Distribuição.

No encontro realizado no final da tarde desta segunda-feira, 26, no Palácio das Esmeraldas o governador Ronaldo Caiado protagonizou o acordo com o estabelecimento de que a Enel terá que antecipar os investimentos para atender a grande demanda de Goiás.

A presença do ministro e do presidente da Câmara, amigo pessoal do governador, teve um propósito: mostrar que Goiás terá ação vigilante dos presidentes de dois poderes para que se resolva o problema.

Durante o encontro, a Enel Distribuição Goiás anunciou medidas para acelerar o aumento da oferta de energia e a melhora da qualidade do fornecimento em todo o Estado.

Conforme Caiado, as medidas possibilitarão ampliar em 26% a capacidade da rede de distribuição em Goiás nos próximos três anos.

"Esse termo de acordo é um termo que nós estamos com a confiança que tudo aquilo que foi assinado será implantado dentro daquele prazo e com os investimentos necessários. Para vocês terem uma ideia, este termo de acordo vai, de imediato, gerar uma demanda de aproximadamente 1,5 mil eletricistas. Só estou citando um dos elementos que será necessário para a extensão e a capacidade de ampliar a oferta de energia elétrica em nosso Estado de Goiás", disse Caiado.

Conforme a Enel, até 2022, serão acrescentados cerca de 1.500 MVA ao sistema elétrico.

“Nosso foco agora será intensificar as grandes obras de infraestrutura para garantir que todas as solicitações de aumento de carga acumuladas no período em que a companhia era estatal, além dos novos pedidos, sejam atendidos, contribuindo para o desenvolvimento do Estado”, afirma Nicola Cotugno, Country Manager da Enel no Brasil.

Conforme a Enel, dentre as obras previstas, estão 17 novas subestações, que irão atender 27 municípios, entre Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Mineiros, Rio Verde, Niquelândia, Luziânia, Senador Canedo, Iporá.

Cerca de 835 mil clientes dessas regiões serão beneficiados, com a maior confiabilidade do serviço de distribuição. Também está prevista a ampliação e reforma de outras 130 subestações.

O plano apresentado também prevê a aceleração das conexões dos clientes rurais.

"Será um trabalho feito não só nas cidades, mas também um atendimento para as propriedades rurais que têm sido duramente penalizadas com a falta de energia. O compromisso de avançar também nas regiões mais carentes é uma política do Ministério de Minas e Energia para poder atender assentamentos e produtores de pequena renda, e com isso levando aquilo que é fundamental em um processo de desenvolvimento, que é a energia elétrica".

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias