Home / Cotidiano

COTIDIANO

Você é um amante da natureza? Conheça 5 opções de plantas para decorar o interior da sua casa!

Dizer que está em alta viver em comunhão com o meio ambiente não é novidade, mas você já imaginou alinhar a natureza à decoração da sua casa? Apesar de muito comuns nos jardins, as plantas podem – e devem - estar nos ambientes internos, inclusive de apartamentos.

Andreia Rocha Lima, curadora de uma loja de móveis de Goiânia, ressalta que há uma infinidade de plantas que se adequam aos ambientes fechados. “Eu quase nem consigo imaginar uma decoração sem ter uma planta. Eu sempre coloco verde de alguma maneira dentro de casa”, afirma a curadora.

Escolhendo os modelos certos, as plantas podem se adequar a qualquer estilo de vida, rotina de cuidados e decoração. Confira algumas opções de plantas e escolha a sua favorita para fazer parte do seu lar doce lar.

1. Bananeiras Ornamentais

Decoração usando plantas criada por Andreia Rocha Lima Foto: Elton Rocha

As bananeiras ornamentais - nome popular para para a planta cientificamente denominada de Musa Ornata - é uma das opções mais ousadas para os amantes de decoração.

Capaz de trazer um ar tropical e nacionalista ao ambiente, a planta é frutífera e pode estar em ambientes internos com o teto alto. Por mais que ela seja menor do que as bananeiras tradicionais, ela alcança até três metros de altura e pode viver por dois anos.

Mas atenção! As bananeiras ornamentais são ideais para aqueles que gostam de praticar jardinagem. "Você tem que molhar muito a bananeira, então dependendo do lugar, ela dá mais trabalho", alerta a curadora.

2. Cactos

Decoração usando plantas criada por Andreia Rocha Lima Foto: Elton Rocha

Queridinho por muitos, os cactos são opções bastante populares na decoração. Além de um ar moderno, essas plantas tem uma grande vantagem: elas são super fáceis de cuidar.

Os cactos não precisam ser podados, devem ser regados apenas uma vez por semana e têm espécies dos mais variados tamanhos (para caber em qualquer espaço da sua casa).

3. Costela-de-Adão

Decoração usando plantas criada por Andreia Rocha Lima Foto: Elton Rocha

Outra queridinha é a Costela-de-Adão. Uma ótima opção para quem ama plantas exóticas e fáceis de cuidar. Rústicas e práticas, são capazes de sobreviver em locais com pouca água e luz.

Além disso, são apostas do momento, pois são resistentes e se adaptam bem a qualquer ambiente da casa.

4. Ficus Lyrata

Decoração usando plantas criada por Andreia Rocha Lima Foto: Elton Rocha

Esta planta, com aparência tão diferente quanto o nome está em alta quando o assunto é ambientes internos. Também conhecida como figueira-lira, a Ficus Lyrata é aposta dos mais antenados na moda.

Com folhas que lembram uma couve, a planta é indicada para espaços próximos a janelas, pois precisa ter contado com sol ou estar em meia luz para sobreviver. Cuidado! O ar-condicionado pode deixar suas folhas amareladas e sem vida.

5. Terrário

Terrário da loja Biomas.

Agora, para você que quer uma opção fácil, que ocupa menos espaço e traz muito charme ao ambiente, a melhor opção é o terrário.

Os terrários são construídos com plantas específicas para ambientes internos dentro de vasos de vidro. A rega é a cada dois meses e não necessitam de muita luz.

Segundo Leandro George de Paula, biólogo e dono da loja de terrários chamada Biomas, os terrários são ótimos para quem quer uma peça decorativa com plantas.

"A vantagem principal do Biomas é isso, você que não tem um espaço muito grande para ter planta, não tem tempo suficiente para cuidar, mas que tem vontade de ter planta em casa, os terrários são uma ótima escolha", afirma o biólogo.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias