Home / Cotidiano

COTIDIANO

Novas doses da vacina contra o sarampo chegam a Goiânia

Cento e 50 mil doses de vacina contra sarampo vão ser distribuídas para todo o estado a partir de segunda-feira, 23. Parte do reforço para a vacinação foi enviado ontem, 19, e outra parte chega hoje, 20.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES) , a distribuição para as 18 regionais de saúde tem início na segunda-feira e ao longo da próxima semana, todos os municípios do Estado já terão recebido mais doses.

A SES anunciou que uma Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo está prevista para o período que vai dos dias 7 a 25 de outubro. Por meio dela, todas as crianças de seis meses a 4 anos de idade que ainda não foram vacinadas devem procurar os postos de saúde.

O dia D de mobilização contra a doença será no dia 19 de outubro. A secretaria informou que de todos os 246 municípios do estado, apenas Goiânia registrou falta da vacina. O último boletim divulgado pelo órgão estadual, nesta quinta-feira , 19, revela que quatro casos da doença já foram confirmados. Dois deles ocorreram na capital e os outros dois no Nordeste goiano, em Alto Paraíso de Goiás e em Posse. Quarenta e quatro casos suspeitos seguem em investigação.

Segundo registros, ontem, 19, apenas dois postos de saúde: Centro de Saúde da Família (CSF) Parque Eldorado Oeste e CSF Jardim Cerrado VI possuíam as doses, porém todas já acabaram.

O Ministério da Saúde é responsável pela compra ou produção e distribuição das vacinas que são usadas no Programa Nacional de Imunização para todo o Brasil. Porém, mesmo com o surto, as doses da imunização estão sendo repassadas de maneira fracionada, com isso a quantidade não é suficiente para atender toda a população. No mês passado a procura pela vacina aumento quase 400%, em relação a julho, em Goiânia.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias