Home / Cotidiano

COTIDIANO

Vaca Amarela atinge maioridade com diversidade musical

Pop, rock pesado, música popular, carimbó, eletropunk e até pocnejo: tem de tudo no Festival Vaca Amarela 2019. Consolidado no calendário nacional entre os mais importantes festivais de música do País e um dos principais pilares da produção musical de Goiás, o Vaca completa 18 anos entre os dias 25 e 29 de setembro, no Sesc Centro e no Centro Cultural Martim Cererê.

Sem nenhuma lei de incentivo ou apoio público, o evento celebra a história do festival, as bandas locais e traz uma invasão nortista até a capital goiana. É uma verdadeira festa: do eletropunk do Montage - projeto do cantor cearense Daniel Peixoto - que foi figurinha carimbada nos festivais dos anos 2000, ao pocnejo (sertanejo com temática gay) do paulista Gabeu, filho do cantor sertanejo Solimões.

Há ainda o rock pesado de Aurora Rules e Overfuzz, o pop rock de Violins e Casa Bizantina (antigos nomes da cena musical da cidade) e a cantora Bruna Mendez, que mescla música sintetizada e MPB. Historicamente, nestes 17 anos, o Vaca Amarela sempre foi reduto e janela de bandas com estilos e gêneros mistos.

Vista invade Goiania

Nesta edição, nos dias 25 e 26, o Sesc Centro recebe a mostra Invasão Nortista com as bandas Jamrock, grande destaque da cena nortista, já conhecida dos palcos de Boa Vista (RR) e outras capitais, e Bodó Valorizado, nova sensação da música regional do norte. O grupo traz no repertório o clássico nos ritmos do norte, como o carimbó, a lambada e o brega. Também sobem ao palco as novatas Urutu do Olho Fundo e Modesto a Parte, ambas de Boa Vista.

Incentivo público?

Sem nenhum tipo de incentivo público, o Vaca Amarela acontece em 2019 de forma independente. De acordo com o produtor cultural João Lucas Ribeiro, mesmo se o festival tivesse sido aprovado em alguma lei de incentivo ou Fundo de Cultura, todos os editais do Estado estão com pagamentos atrasados.

"Fazer cultura em Goiás está cada vez mais insustentável. Eventos que não tem apelo meramente comercial, como é o nosso caso, com histórico de 18 anos consecutivos, deveriam ter um cuidado especial pelas gestões de cultura. Mas não podemos deixar de realizar. Vamos fazer sempre do tamanho que for possível. Estamos entregando um festival enxuto, mas com uma programação relevante e representativa", reflete Ribeiro.

SERVIÇO

18ª Festival Vaca Amarela

Data: 25 a 29 de setembro

Local: Sesc Centro e Centro Cultural Martim Cererê

Entrada: quanto vale o show (a partir de R$ 5)

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias