Home / Cotidiano

COTIDIANO

Wilson Ferreira: “Caiado transmite confiança, é honesto e transparente”

Helton Lenine

“A ótima avaliação do governo estadual reflete as medidas de austeridade e o perfil de Ronaldo Caiado, que transmite confiança à população, pois é honesto e transparente na vida pública”. A afirmação é de Wilson Ferreira Cunha, antropólogo, com formação pela antiga União Soviética, cientista político e professor da PUC-Goiás.

Wilson Ferreira Cunha diz que os 67,3% apontados pela pesquisa Paraná sobre a aprovação do governo Caiado, nesses dez primeiros meses, reflete o “trabalho que o democrata realiza de saneamento das contas públicas, regularização da folha de pagamento dos servidores e afastamento de auxiliares que tenham praticado malversação do dinheiro público”.

O cientista político de que o estilo de administrar e a forma de agir de Ronaldo Caiado refletem positivamente junto à população goiana. “Caiado, no exercício do cargo de governador, confirma sempre o que fez de bom na vida pública, trabalhar com afinco, combater a corrupção e apontar soluções para questões graves na gestão”.

Wilson lembra os primeiros atos praticados por Caiado, de atuar em favor da saúde pública, de pagar folhas atrasadas dos servidores e denunciar as mazelas dos governos do PSDB. “Caiado sempre foi transparente, franco, honesto e joga limpo, sem tergiversar. A sua marca é muito forte junto ao eleitorado, tanto é que ele venceu as eleições passadas com quase 60% dos votos válidos, já no primeiro turno”.

O antropólogo sustenta que a popularidade do governo Caiado, confirmada pelo Instituto Paraná, vai prosseguir, já que, com melhorias na economia do Estado, o democrata dará “novos e importantes” saltos na gestão, como a recuperação das rodovias e investimentos em obras de infraestrutura para aumentar o emprego e renda.

Estado em crise

Cida Guimarães Skorupski, professora de Ciências Sociais da PUC/Goiás, é de opinião que, por ter recebido um estado com “grave crise fiscal e financeira” do governo José Eliton, o governador Ronaldo Caiado recebe o “voto de confiança” da população goiana para “arrumar a casa”. “É preciso dar tempo para que o governador recupere as finanças, aumente a arrecadação e obtenha recursos para fazer os investimentos necessários, melhorando os serviços essenciais, principalmente na saúde, educação e segurança pública”.

O perfil construído durante a trajetória na vida pública – de “honestidade e combate à corrupção”, também, segundo a cientista política, contribui para manter em índices elevados a popularidade do governador Ronaldo Caiado. “Ele sempre foi combativo, enérgico e rigoroso nas questões de aplicação de recursos públicos, denunciando os atos de improbidade. Isso o beneficia neste início de gestão”.

Cida Skorupski diz que a população goiana, depois de eleger Ronaldo Caiado com expressiva votação, já no primeiro turno, em 2018, espera que o governador cumpra todas as promessas de campanha. “A população quer mais emprego e renda, melhor qualidade de vida. E o estado precisa fazer o dever de casa: gastar menos do que arrecada e aplicar os recursos públicos em saúde, educação, segurança pública, meio ambiente, etc”.

A cientista política diz, também, ser cedo para avaliar se o governo Caiado vai “dar certo ou não”, porque a população espera o cumprimento de todo o mandato, de quatro anos, para formar opinião conclusiva. “É prematuro, em seis meses, avaliar uma gestão pública, em qualquer nível de governo”.

Pesquisa mostra alto índice de aprovação do governo de Goiás

Welliton Carlos

A pesquisa divulgada pelo Instituto Paraná na última sexta-feira, publicada no site da revista “Veja”, ouviu 1632 goianos dentre os dias 3 e 7 de outubro. Conforme os dados do instituto, a gestão de Ronaldo Caiado é aprovada por 67,3% dos entrevistados - um aumento de 7,4 % em relação ao último estudo do mesmo instituto, divulgado em abril.

No mesmo levantamento, Caiado melhorou sua imagem de bom e ótimo - que saltaram de 36% para 43,2%. Se somados com os regulares, a avaliação atinge 81%.

A mesma sondagem indica 8,8 % em ruim e péssimo, o que demonstra uma ampliação da confiança da população no governador Ronaldo Caiado. Neste quesito, ele teve acréscimo de 67,3% para 71,1%.

Na edição de ontem do Diário da Manhã, os cientistas políticos e cientistas da comunicação Itami Campos, Lehninger Mota e Luiz Signates avaliaram os resultados. Campos apontou o conservadorismo do goiano e o reconhecimento da situação com que Caiado herdou o Estado para ter alto índice de aprovação.

Enquanto Signates diz serem necessárias mais pesquisas para confirmar o resultado do Instituto Paraná, Mota acredita que caiado foi eficaz ao comunicar a crise com que assumiu o comando de Goiás – ele também enxerga no eleitorado a compreensão dos esforços de caiado para combater a corrupção, o principal problema da era Marconi.

O Instituto Paraná tem realizado sondagens em diversos estados, como Goiás, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e o próprio Paraná. Em Goiás, além da avaliação de Caiado, o instituto avaliou Jair Bolsonaro, que teve 65% de aprovação.

Nas urnas, em 2018, Caiado teve 59,7% dos votos e Bolsonaro, 65,52%.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias