Home / Cotidiano

COTIDIANO

‘Diário de um Louco’, de Gogol, volta à Novo Ato

Carlos Pereira

A Cia Novo Ato no Criméia Leste, depois da reforma do espaço com recursos da Lei de Incentivo Cultural da prefeitura de Goiânia, vem retomando as atividades culturais com o seu vasto repertório de peças teatrais. Após a reestreia de “Inferno um lugar de Tormento”, que segue em temporada todas as quartas-feiras, da reapresentação do texto de Marília Ribeiro “Via Cássia” na semana passada, reestreia nesta quinta-feira (14), com o ator Luiz Carlos o monólogo  “Diário de um Louco’ do escritor russo  Nikolai Gogol.  

A nova temporada dos espetáculos da companhia está sendo possível após a criação do projeto Cri(A)ção Espaço Cultural Novo Ato que possibilitou a reforma/adequação do referido espaço em suas estruturas e instalações num trabalho profundo e constante que envolveu inúmeras pessoas. O resultado, conta Luiz Carlos, foi “uma caixa cênica ousada e experimental que proporciona sua ocupação de diversas maneiras inclusive numa relação 360 graus com camarotes, níveis de altura e sistema de isolamento acústico”, diz uma animado Luiz com as alterações feitas no espaço.

O projeto teve o apoio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Goiânia para sua realização. Para celebrar essa importante conquista do espaço junto a comunidade, conta Luiz, a Cia Novo Ato irá representar nesta quinta-feira o espetáculo Teatral ‘Diário de Um Louco’ que é extraído do conto do russo Nikolai Gogol e tem um sentido universal como descreve o diário de Alexander Ivanovich, um funcionário público que vai dando a conhecer indiretamente sua situação frustrante e humilhante.

“Ele tem quarenta e dois anos e nunca foi promovido vivendo da insignificante função de apontar penas para o diretor. É apaixonado pela filha do diretor e fica sabendo por intermédio das cartas trocadas por sua cachorrinha Medji e seu amigo Fidel que ela se casará o quanto antes com outra pessoa sob o aval do pai. Alexander não é fidalgo nem nobre, general ou burguês, portanto é um amor platônico que não tem a menor possibilidade de se realizar. A gradativa perda da sua identidade vai acontecendo à medida que a ação avança e o personagem tem a consciência de si e de sua situação”, conta Luiz sobre o monólogo.

Luiz explica que o personagem vai sofrendo um tipo de sofrimento psíquico grave que vai se ampliando a todo momento, caracterizado principalmente pela alteração no contato com a realidade. Alucinações visuais, sinestésicas, auditivas, delírios, fala desorganizada. Enfim tudo começa a suceder na contradição com o real, no seu plano de fuga e vive sua irreal personalidade se julgando o rei da Amazônia (no caso uma liberdade poética) onde acaba sendo levado a um manicômio sendo submetido a um brutal tratamento de choque. A direção do espetáculo é de Marília Ribeiro.

‘Diário de um Louco’ do escritor russo Nikolai Gogol

Onde: Espaço Cultural Novo Ato

Endereço: Rua Dr. Sebastião Fleury Curado, 193 Q- 24 Lt 18/5. Criméia Leste (Próximo a praça)

Quando: Quinta-feira, dia 14

Hora: 20hs

Valor: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia)

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias