Home / Cotidiano

COTIDIANO

Ato feminista mundial chega a Brasília nesta sexta-feira (13/12)

Um protesto feminista, criado pelo coletivo chileno Lastesis para combater as denúncias de estupro no país tomou as ruas do mundo inteiro e chegou a Brasília nesta sexta-feira (13/12).

Durante o movimento os participantes realizam uma coreografia por meio de danças, com olhos vendados com faixas pretas e cantam a música Un violador en tu camino,. A letra do hino feminista, na versão brasileira,  diz "a culpa não era minha, nem de onde estava, nem como me vestia. O estuprador é você", relatando as diversas formas de violência contra a mulher.

No Distrito Federal, a manifestação será às 17h, na Praça do Três Poderes. É organizado por integrantes de vários movimentos feministas em prol da vida da mulher. "O movimento é pela vida, contra a violência e o feminicídio'', disse Thamy Frisselli, integrante do movimento Assembleia Popular pela Vida de Todas as Mulheres do DF e Entorno.

De acordo com ela, o intuito do ato é chamar a atenção não apenas no olhar, mas, sim, para as políticas públicas, que não funcionam no Brasil. ''O instrumentos existem, como a Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam), a Casa da Mulher Brasileira, mas não funcionam. O Estado tem que olhar e investir, mas acaba sendo o próprio violador dos direitos humanos'', declarou Thamy. 

''Não é um movimento apenas feminista. É um movimento feminino. Chamamos todas para as mulheres, independente da bandeira que carregam ou representam, além de participar, que conheçam os movimentos sociais por trás disso tudo, porque é direito e dever nosso cobrar do Estado políticas públicas. E temos feito isso'', completou a jornalista.

Países como Brasil, México, Colômbia, Espanha, Austrália, Estados Unidos e França foram tomados pelo manifesto. No Brasil, a primeira manifestação ocorreu no DF, em 29 de novembro, durante o Festival de Cinema Brasileiro. Depois em São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, entre outros estados.

Com informações do Correio Braziliense

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias