Home / Cotidiano

COTIDIANO

Dentista ensina os cuidados com os dentes nas festas de fim de ano

O fim de ano chegou e com ele também chegaram as festinhas e confraternizações. Mas será que dá para comer e beber de tudo sem se preocupar com os dentes? Será que algum alimento pode prejudicar o clareamento dental feito recentemente? Na verdade, tem sim e é preciso cuidado para não perder todo o investimento feito.

De acordo com a odontóloga Daniela Neder, esse período festivo requer atenção. “Nesta época, é muito comum pratos que contém, por exemplo, castanhas e nozes. Para quem usa aparelho ortodôntico, é preciso muito cuidado”, pontua. Claro que não é preciso fechar os olhos e fingir que não quer comer esses alimentos, mas, caso não resista, a dica é comer com muito cuidado e em pequenas porções.

Outras comidas comuns são: panetones, chocotones e rabanadas. Só de pensar dá agua na boca, né? Pois é, mas são alimentos riquíssimos em açúcar, um grande vilão da saúde bucal, já que aumenta as chances de cárie. “Mais do que nunca, é preciso investir na higiene bucal, em especial na escovação após ingerir esses alimentos”, lembra a odontóloga.

E, para amenizar a situação – ou tentar – entre Gregos e Troianos, a tão debatida UVA PASSA! Talvez essa seja a hora em que alguns darão uma chance a ela. Isso porque, de acordo com estudos, a uva passa sem semente protege o dente do acúmulo de placa, além de atuar na prevenção de bactérias que provocam cárie e doenças periodontais.

“Quando o assunto e bebida, o cuidado deve ser redobrado. Quem fez clareamento recentemente, por exemplo, deve literalmente evitar qualquer consumo de vinho tinto, champagne e refrigerantes. Os corantes presentes nessas bebidas e outros componentes prejudicam todo o trabalho realizado”, diz Daniela Neder.

No mais, se deliciem, pessoal!
Boas festas!

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias