Home / Cotidiano

COTIDIANO

Como se prevenir contra o coronavírus

A pandemia que assusta o mundo precisa ser contida. E para que isso ocorra informação e prevenção é o primeiro passo.

A contaminação pelo Covid-19 acontece pelo contato com o vírus, que é transmitido por gotículas expelidas pela fala, espirro ou tosse de pessoas infectadas. O contágio ocorre quando essas gotículas atingem a mucosa dos olhos, nariz e boca.

Estas gotículas com o vírus podem estar circulando no ar ao ser expelidas, ou podem estar sobre superfícies contaminadas, como mãos, rosto, e objetos usados coletivamente, como botões de elevador, corrimão, maçanetas, apoio em transporte coletivo, cédulas de dinheiro, moedas,etc. Podem ser transmitidas também por aperto de mão.

Medidas que visam conter o aumento acelerado do vírus

O protocolo básico é lavar as mãos com frequência, utilizando água e sabão ou álcool em gel. Tossir cobrindo a boca e o nariz com o cotovelo flexionado, ou lenço descartável. Evitar tocar os olhos, nariz e boca antes da higienização das mãos. Evitar lugares com aglomeração de pessoas, manter distanciamento das pessoas que apresentam febre e tosse.

Adoção de medidas de distanciamento social

O diretor geral da Organização Mundial da Saúde OMS), Tedros Adhanom pontuou que a escalada dos casos e mortes pelo mundo justifica a adoção de medidas de distanciamento social ( fechamento de escolas, universidades, trabalho remoto e suspensão de eventos, entre outros, mas que a OMS destaca que testes em larga escala para todos os casos suspeitos, ainda são a melhor alternativa para conter a disseminação do vírus.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias