Home / Cotidiano

COTIDIANO

Secretário afirma que Goiás vai receber 13 mil testes para detectar infecção por coronavírus

De acordo com o Secretário de Saúde, Ismael Alexandrino, Goiás vai receber 13 mil testes rápidos para detectar infecção por o novo coronavírus. Eles serão destinados a profissionais de saúde e pessoas que apresentarem sintomas da enfermidade.

Alexandrino ressaltou ainda que as medidas de isolamento social devem ser fortalecidas, porque elas tem diminuído a rapidez do número de casos da doença. Os testes serão enviados pelo Ministério da Saúde, com previsão segundo o secretário, de chegar até sexta-feira (3).

"Se os tivermos em grande quantidade, depois, ampliaremos a escala, fazendo os testes em unidades " sentinelas", onde alguns assintomáticos serão testados", justificou.

Isolamento social tem apresentado resultado positivo

O secretário afirmou que a expectativa do governo, é que aumente as restrições de circulação até o fim de abril. O governador Ronaldo Caiado (DEM), segue dialogando com vários setores para definir as medidas do próximo decreto, relacionado ao combate a Covid-19.

Alexandrino reiterou que até o momento o isolamento social tem mostrando resultado positivo e declarou "graças a essas medidas tomadas e o apoio da população, temos conseguido diminuir a inclinação do crescimento. Queremos evitar o crescimento exponencial. Por enquanto, existe um acréscimo, mas ele é linear", completou.

O secretário destacou que, em alguns casos, mesmo não havendo a confirmação da contaminação pelo coronavírus, a orientação é que o atestado de óbito seja preenchido como Covid-19, a causa da morte daqueles que apresentaram os sintomas. Porém, não entram na estatística de confirmação, somente após os laudos dos testes.

"É orientação federal. Isso não acontece só para a Covid-19, isso acontece para outras patologias também". A medida foi aplicada devido a necessidade de se tomar providências para o enterro das vítimas. O secretário argumentou ainda, que a maioria dos pacientes que tiveram confirmação para Covid-19 não desenvolveram sintomas graves.

*Com informações do G1

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias