Home / Cotidiano

COTIDIANO

Aos 56 anos homem vira empresário e monta franquia que já tem 32 lojas

Luis Belentani é dono do negócio que foi inaugurado após ele ser demitido. O estabelecimento que fica em São José do Rio Preto (SP) vendi coxinhas e já é um sucesso.

Ele era gerente de uma empresa home-care. E aos 56 anos, enfrentava a angústia que muitos profissionais experientes têm de administrar quando perdem o emprego. Buscar a recolocação já é tarefa complicada para quem está começando. Então decidiu buscar outro caminho: o empreendedorismo.

Ainda que receoso pelas incertezas de ter sua própria empresa, juntou o dinheiro da indenização recebido por sua demissão, vendeu sua moto, buscou financiamentos e juntou-se ao filho Matheus para fazer o planejamento que deu origem ao empreendimento da família. Nascia a Tia Sô Minidelícias.

A Tia Sô é uma franquia com 32 lojas espalhadas em cinco estados. O nome foi em homenagem a sua esposa, Solange. A produção chega a 500 mil salgados por dia, entre coxinhas e outros produtos que a empresa lançou ao longo da trajetória.

Para a semana de inauguração, eles haviam preparado 30 mil coxinhas e foi um sucesso. Em dois dias de filas e grande movimento de clientes, essa primeira leva se esgotou. Com o sucesso dos salgadinhos, alguns clientes apontaram a Luis e Matheus os próximos passos a seguir. “Várias pessoas entravam na loja e perguntavam se era franquia. Chegou a um ponto em que respondíamos: ‘Não é, mas vai ser’”, recorda-se Luis.

O negócio começou em 2014 e ano seguinte, as lojas franqueadas começaram a abrir. O crescimento vertiginoso mal deu tempo aos sócios para se planejarem. As sedes físicas da empresa são uma mostra de como o negócio evoluiu rapidamente.

“Nós começamos com a fábrica no mesmo local da loja, foi ficando muito apertado, não tinha condição de trabalhar.  Buscamos outro local, mas não chegamos a ficar seis meses. Começamos a ver um espaço bem maior, achando que seria grande demais, mas já tá todo tomado”, conta o empresário.

O crescimento só teve uma pausa nos últimos meses, com as medidas de isolamento social para combater o novo coronavírus. A empresa, porém, já é especialista em se adaptar a novas realidades e visa o crescimento nos próximos meses.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias