Home / Cotidiano

COTIDIANO

Moedas de ouro com mais de mil anos são encontradas por jovem

Um homem de 18 anos encontrou 425 moedas de ouro em uma escavação arqueológica em Israel. Oz Cohen trabalhava como voluntário na remoção de resíduos quando encontrou as peças de 1.100 anos. "Foi incrível. Cavei no chão e quando cavei o solo, vi o que pareciam ser folhas muito finas. Quando olhei de novo, vi que eram moedas de ouro", explicou à BBC. As informações são da corporação de notícias do Reino Unido e foram publicadas pelo UOL.

Conforme a reportagem, as moedas são do período de domínio islâmico, quando o local era parte do Califado Abássida. Elas pesam juntas 845 gramas. Eram avaliadas com uma quantia que poderia comprar uma casa luxuosa nas cidades de destaque da época.

Os diretores da escavação, Liar Nadav-Ziv e Elie Haddad, emitiram um comunicado nesta segunda-feira (24) sobre o tesouro encontrado. "A pessoa que enterrou este tesouro há 1.100 anos deve ter esperado recuperá-lo, e até mesmo prendeu o pote com um prego para que não se movesse", ressaltaram no texto, conforme o site.

Conforme a matéria, eles destacaram em nota a característica rara da descoberta. "Encontrar moedas de ouro, certamente em quantidade tão considerável, é extremamente raro. Quase nunca as encontramos em escavações arqueológicas, visto que o ouro sempre foi extremamente valioso, derretido e reutilizado de geração em geração", consideraram, de acordo com o portal.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias