Home / Cotidiano

COTIDIANO

40% das plantas estão ameaçadas de extinção

Ontem (29), o Jardim Botânico Real do Reino Unido divulgou um estudo em que cerca de 40% das plantas do planeta estão sendo ameaçadas de extinção. A estimativa de ameaça é de duas entre cinco plantas. A pesquisa conta com 42 países, incluindo Brasil.

De acordo com a pesquisas, a porcentagem de plantas que estão sob risco é quase o dobro de 2016 quando os números estavam em 21%, agora chega à 39,4%.

Ainda segundo o estudo, a importância de investigar essas espécies é grande, além de acelerar a identificação delas para que assim consiga protegê-las da extinção.

A pesquisadora Rafaela Forzza, do Jardim Botânico do Rio de Janeiro desabafa "A pessoas sabem que as baleias estão ameaçadas, que os golfinhos e os micos-leões-dourados estão ameaçados. Mas a sociedade é muito menos empática ao número das plantas ameaçadas. E as plantas nos cercam a todo momento. Nossa vida depende muito delas", disse Rafaela.

Rafaela Forzza que é biologa, afirma "Estamos destruindo uma biodiversidade que nem conhecemos ainda", comenta a biologa sobre o Brasil em relação as plantas que ainda não foram analisadas no país.

Das plantas catalogadas no Brasil que ultrapassam 30 mil espécies, 3.934 estão ameaçadas, a pesquisadora do Jardim Botânico, ressalta que o número exato é muito maior, porém, existe uma carência de informação sobre a catalogação.

Conforme a Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza, as principais ameaças às plantas são a agricultura e a aquicultura (32,8%), a utilização como recurso natural (21,1%) e a modificação no habitat (10,8%).

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias